Querid@s!
Seguem, abaixo, as montagens que vocês construíram a partir da reflexão de Bruno no final do capítulo 4. Ficaram excelentes! Para construí-las, vocês precisaram compreender o significado do 'pijama listrado' no livro - uma símbolo para marcar todos aqueles e aquelas que, de algum modo, são oprimidos por visões de mundo autoritárias. No caso do livro, as pessoas de pijama listrado são as vítimas do Holocausto. Na sociedade brasileira, como vocês mesmos sinalizaram por meio das obras, há muitos grupos sociais oprimidos, o que é uma tragédia histórica, que estrutura nossas relações tão desiguais, racistas e desumanas.
A arte, no entanto, nos permite denunciar tais situações por meio da reelaboração estética, ou seja, por meio da criação da própria obra artística. A literatura, nesse sentido, é muito importante, pois nos ajuda a enxergar o mundo, a vida e a nós mesmo de maneira mais profunda e humana.
Como diz a escritora Conceição Evaristo, "Eles combinaram de nos matar. Nós combinamos de não morrer." A literatura, a poesia são espaços de vida, de (sobre)viver, sempre!
Estou muito feliz com o progresso de vocês como leitores!
Parabéns!
Mais tarde, postarei as questões novas, sobre o capítulo 5!
Abraços e saudades!
Prof. Tiago
Wendel - T 602
Gabriele - T 606
Maria Luísa - T 606
Júlio - T 606
Pietra - T 606
Victória - 602
Victor - T 604
Gabriel Falcão - T 606
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