quarta-feira, 17 de junho de 2020

Capítulo 1 - O menino do pijama listrado

Querid@s, 
como estão? Espero que estejam bem!

Vamos começar a discussão d'O menino do pijama listrado por meio do Capítulo 1? 

Para quem ainda não leu, segue aqui o link em PDF: http://www.pdi.uea.edu.br/data/area/a01/download/2-3.pdf

Como já discutimos, a leitura de uma obra artística, como um livro, ocorre por meio de inúmeros fatores: devemos considerar nossas experiências de mundo, nosso conhecimento de língua e literatura, nossos desejos e interesses, o modo como o texto nos afeta, emociona.

Sobre o Capítulo 1, gostaria que comentassem aqui essas duas questões:

1) O que você SENTIU depois que terminou essa primeira parte? Por quê?

2) No texto literário, nenhum elemento é gratuito, isto é, todos sempre querem significar muito mais do que podemos imaginar na nossa linguagem cotidiana. Há sempre símbolos, imagens, figuras que nos levam a refletir sobre temas mais abstratos. Nesse sentido, COMO vocês compreenderam a relação de BRUNO com a CASA no Capítulo 1? Ela é importante para ele? Por quê?

Aguardo vocês!

Abraço grande.
Prof. Tiago


28 comentários:

  1. 1-Eu senti como se fosse algo normal.Porque parecia como um caso de família contado em um livro ou em uma novela.

    2-Sim.Porque Bruno já tinha um grande afeto pela casa, por causa do corrimão que descia do 5° andar até o piso térreo e servia como seu escorregador e a janela que ficava num quartinho que dava para ver Berlim por inteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, Júlio! Mas que emoções você sentiu considerando que o Bruno teria de deixar a casa e os amigos?

      E sim: a casa, no texto, tem essa função mesmo de abrigo, de lugar que mantém o equilíbrio dos sentimentos do personagem. Isso, porém, se transforma na nova casa, né?

      Um abraço

      Excluir
    2. Eu senti pena do Bruno.

      Professor na resposta da segunda pergunta que você fez, eu não compreendi o que você quis dizer em: "isso,porém, se transforma na nova casa,né?"O senhor poderia me explicar melhor?

      Excluir
  2. É um sentimento de adeus, pois você entra na história e consegue sentir o que o personagem sente. Ele nos mostra que aquela casa tem uma história e a gente consegue perceber que ele tem um afeto pela casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Pietra! É isso mesmo: a casa de Berlim representa, para ele, lugar de memória e afeto. São perdas importantes e que vão determinar a maneira como ele se relaciona com a casa nova, né?

      E o que você sentiu no primeiro capítulo? Identificou-se com o personagem?

      Um abraço!

      Excluir
  3. 1-No primeiro capítulo, me senti no lugar de Bruno,porque ele faz uma descoberta e fica querendo saber oque vai acontecer.E foi assim que me senti: querendo saber mais sobre o que iria acontecer com ele depois que fosse embora da casa.
    2-A casa para Bruno significa segurança e boas lembranças que ele não queria perder.A casa é importante para Bruno porque ela tinha vida, em cada cômodo e em cada objeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victória! Você está acompanhando bem o livro! Dá uma lidinha na minha postagem nova. Comento tudo lá com mais detalhes! Um abraço!

      Excluir
  4. Me identifiquei um pouco com o personagem, pois sou muito apegada, então acho que faria o mesmo, amo minha casa é passei por momentos incríveis nela, assim como o menino isso influenciaria o relacionamento com a casa nova sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima leitura, Pietra!!! Fiz uma postagem resumindo os comentários! Dá uma lidinha. Abraços

      Excluir
  5. 1-Senti pena do garoto, porque quando você lê o primeiro capítulo dá para perceber que a casa é uma coisa muito importante para ele.
    2-Eu compreendi que ele gostava muito de brincar no corrimão de sua casa, de ver Berlim inteira pela sua janela e de explorar cada canto da casa menos o escritório de seu pai no qual era proibido entrar, por isso ele cria tanto afeto pela casa para não querer sair de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está acompanhando bem, Gabriel! Que ótimo! Olha a minha postagem nova: resumi lá os comentários. Um abraço!

      Excluir
  6. 1.Depois que li o capítulo senti pena de Bruno,pois ao lermos o capítulo percebemos que ele fica surpreso porque para ele sair dessa casa fosse como tirar um pedaço de sua vida. 2.Compreendi que como Bruno cresceu nessa casa é um momento difícil,pois não verá seus amigos,sua escola e outras coisa que ele gosta de fazer. Victor Hugo 604

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, Victor! Muito bom! Dá uma lidinha na minha última postagem. Explico um pouco mais lá! Abraços

      Excluir
  7. Só o professor para me fazer ler o livro de novo kkk. Vou ler e depois respondo as perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wendel! Ler de novo é uma oportunidade: descobrimos coisas novas a cada leitura! rs Que bom que você releu! Dá uma lidinha na minha nova postagem! Abração

      Excluir
  8. 1- Eu senti a decepção de Bruno ao saber que não iria mais aprontar com seus amigos, descer o grande corrimão de sua casa e se debruçar na janela a qual podia ver toda Berlim. Sem falar na sua preocupação de não ver mais os avós nem os amigos.
    2- Para Bruno a casa era um abrigo um lugar o qual ele deveria zelar, um lugar de diversos também e ao ver que vai ter que deixá-la é evidente sua decepção.

    ResponderExcluir
  9. 1- Eu senti pena de Bruno, pois ele deixou sua casa e seus melhores amigos e se mudou para um novo lugar que ele não conhecia nada e nem ninguém

    2- No capitulo 1 Bruno é muito apegado a casa de Berlim pois ele provavelmente tinha muitas boas memorias de lá. A casa era muito importante para ele, pois lá era o lugar em que ele se divertia, criava suas brincadeiras e fazia suas explorações. Bruno fazia da sua casa um parque de diversões.

    ResponderExcluir
  10. O início me deixou curioso: O que irá acontecer? Coisa boa não é. Pois senti um clima diferente dos que começam um livro que na qual sinto que algo bom vai acontecer. E a casa era como um irmão sem igual, tendo lembranças, história, enfiam... AFETO!

    ResponderExcluir
  11. É um sentimento triste e desconfortante, pois pelo início dá para perceber que a casa tem uma história muito boa em que Bruno fazia da sua casa uma área de lazer. Bruno se divertia muito lá com seus amigos e vivia se aventurando pela casa e por isso a casa era muito importante para ele além do mais que teria que se despedir não só da casa, mas dos amigos também

    ResponderExcluir
  12. 1) O que você SENTIU depois que terminou essa primeira parte? Por quê?

    Sobre o primeiro capítulo fiquei com pena de Bruno, pois ele descobre que vai se mudar e lembra de todas as coisas que vai sentir falta. Mas também fiquei curiosa em continuar a ler para saber como seria a casa nova e o que aconteceria com ele.

    ResponderExcluir
  13. 1) O que você SENTIU depois que terminou essa primeira parte? Por quê?

    Oi professor! Sou a Beatriz Dias da 602, sobre o primeiro capítulo fiquei com pena de Bruno, pois ele descobre que vai se mudar e lembra de todas as coisas que vai sentir falta. Mas também fiquei curiosa em continuar a ler para saber como seria a casa nova e o que aconteceria com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor sou a Beatriz Dias da 602. Fiz a repostagem pois me esqueci de botar meu nome.


      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. 2) No texto literário, nenhum elemento é gratuito, isto é, todos sempre querem significar muito mais do que podemos imaginar na nossa linguagem cotidiana. Há sempre símbolos, imagens, figuras que nos levam a refletir sobre temas mais abstratos. Nesse sentido, COMO vocês compreenderam a relação de BRUNO com a CASA no Capítulo 1? Ela é importante para ele? Por quê?

    Oi professor! Sou a Beatriz Dias da 602.  Acredito que Bruno goste muito da casa pois foi lá que ele passou a vida toda, foi lá que ele conheceu seus amigos, e no primeiro capítulo ele fala sobre muitas coisas divertidas que ele fazia e que vai sentir falta. E também por esse motivo  eu acredito que a casa seja muito importante para Bruno.

    ResponderExcluir
  16. Heitor Lamim Leone Bispo9 de julho de 2020 às 10:31

    Boa tarde professor
    1-2- Quando eu terminei a primeira parte, eu senti pena de Bruno porque ele iria sair da casa que ele sempre viveu e fez suas amizades. Isso que fez a casa muito importante para Bruno.

    Heitor 602

    ResponderExcluir
  17. Oi professor!

    1- Eu senti a tristeza que Bruno sentiu por estar saindo da casa que ele gostava. Ele ia para uma cidade que não conhecia e ficaria longe de seus amigos.

    2- Eu compreendi que a relação que ele tinha com a casa era de conforto. A casa era muito importante para ele, por ter sempre vivido lá e por conta disso, tinha todos os seus amigos por perto.

    ResponderExcluir
  18. Ana Raíza Sã-X (Turma 606)23 de julho de 2020 às 18:17

    Olá, Professor!


    1) Eu me senti um pouco triste. Pois ele fora obrigado a ir embora. E só soube da mudança, em última hora.

    2) Eu consegui compreender que ela é importante para ele, pelo fato dele não querer deixar os amigos, o vovô, a vovó e a casa em si. E também foi na casa em Berlim onde ele nasceu, cresceu e criou as suas amizades, e havia também o grande corrimão, que ia do andar mais alto da casa até o térreo.

    ResponderExcluir
  19. 1- Sinto um pouco de pena de Bruno, mas é algo que acontece.
    2- Sim, a cada era imporatante para Bruno, pois viveu muitos momentos lá.
    Aluno: Gustavo Fariña Simioni
    Turma: 604

    ResponderExcluir

Despedida - por enquanto!

Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem!  Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...