Querid@s,
vou resumir aqui o que conversamos na postagem anterior. Depois, farei uma nova publicação, agora sobre o Capítulo 1 do livro.
Antes de falar sobre as duas capas, é importante que vocês percebam que um livro é uma obra de arte, um objeto artístico, assim como um quadro, uma escultura. Em geral, o que nos convida, num primeiro momento, para a leitura de uma obra é a nossa percepção sensorial: o formato do livro, as cores, o peso, o tamanho, as imagens, o tipo de letra, o tipo de papel, o cheiro. Quem está lendo apenas a versão em PDF entenderá o que eu digo: na versão online, há apenas o texto escrito, e um livro não se compõe apenas de linguagem verbal, é uma obra artística completa, que ocupa um lugar no espaço, na nossa sensibilidade e nas nossas emoções.
Sobre a Capa 1, verificamos a imagem do tecido do pijama listrado, isto é, da vestimenta que os judeus eram obrigados a usar nos campos de concentração. A aspereza da capa já aponta para a ideia do tecido, aproximando-nos dos dois personagens: Bruno e Shmuel. Na verdade, a capa já nos convida para nos colocar na 'roupa' dos dois, no lugar que os dois vão assumindo na narrativa. Isso nos impacta bastante no final, não é? Quem já terminou sabe...
Sobre a Capa 2, ao optar pela imagem, a editora já resume para o leitor a ideia central da narrativa: dois amigos, duas crianças aterrorizadas pela sombra do Nazismo, da opressão, da violência, o que é representado, no livro, pelo pai de Bruno, o antagonista da história.
O azul nas duas capas, em tons diferentes, pode apontar para a tristeza que corta toda a história, já que essa cor é muito utilizada também para simbolizar uma ideia de melancolia.
Agora, vocês já sabem: todas as vezes que lerem um livro, tentem interpretá-lo pelo aspecto sensorial também. Isso já nos ajuda muito no processo de leitura e interpretação!
Vejam, a título de curiosidade, as várias capas que O menino do pijama listrado teve pelo mundo:
Grande abraço!
Prof. Tiago
Este 'blog' é uma iniciativa do Professor Tiago Cavalcante, do Departamento de Português do Colégio Pedro II. Seu objetivo é estreitar os laços afetivos com as turmas de 6º ano do 'Campus' Centro, além de contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e produção de texto das turmas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Despedida - por enquanto!
Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem! Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...
-
Querid@s, boa noite! Chegamos, agora, ao capítulo 5, no qual conhecemos um pouco melhor o antagonista da história, o pai de Bruno. O anta...
-
Querid@s, bom dia! Já vi que Gabrielle e Victória responderam às últimas reflexões sobre O menino do pijama listrado. Continuem, por favor...
-
Querid@s, conforme havíamos combinado na nossa primeira semana de aula, nossa leitura do 1º trimestre seria O menino do pijama listrado , ...
O senhor esta certo professor.Na capa 1,parece que a gente se passa na pele do personagem sentindo as emoções, e dores(pelo menos eu sinto)
ResponderExcluirOlá,professor Tiago.Como eu tenho a primeira capa, posso dizer que acho que você tem toda a razão quando fala que a ela nos aproxima da história dos dois meninos, falando sobre o pijama listrado. E que a segunda capa fala mais sobre o terror que eles sentiam, um pelo Nazismo e o outro por não entender o que está acontecendo. O azul, predominante em (quase) todas as capas, dá ideia de melancolia, mas também diz muito sobre uma tristeza, não só dos meninos, mas também do pai no fim do livro.
ResponderExcluir