Querid@s,
conforme havíamos combinado na nossa primeira semana de aula, nossa leitura do 1º trimestre seria O menino do pijama listrado, de John Boyne. Quando a quarentena passar, ainda continuará sendo nossa leitura. Poderemos nos ver e nos ouvir, discutir, colocar nossas opiniões, interpretações, percepções. Entretanto, enquanto isso não ocorre, podemos começar a discutir uma pouco por aqui, não acham?
Gostaria, antes de começarmos a falar sobre a história em si, que vocês analisassem as duas capas que a obra apresenta relacionando-a com o título. Até o momento, temos duas capas no Brasil: a original e uma mais recente, em edição de capa dura.
O que vocês compreendem das duas capas?
Analisem as imagens, as cores, a textura (se tiverem o livro em mãos) e me respondam o que podemos compreender da história considerando a relação entre a linguagem não verbal (as imagens) e a linguagem verbal (o título).
Vamos lá?
CAPA 1)
CAPA 2)
Espero as respostas de vocês!
Um abraço e se cuidem!
Prof. Tiago
Este 'blog' é uma iniciativa do Professor Tiago Cavalcante, do Departamento de Português do Colégio Pedro II. Seu objetivo é estreitar os laços afetivos com as turmas de 6º ano do 'Campus' Centro, além de contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e produção de texto das turmas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Despedida - por enquanto!
Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem! Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...
-
Querid@s, boa noite! Chegamos, agora, ao capítulo 5, no qual conhecemos um pouco melhor o antagonista da história, o pai de Bruno. O anta...
-
Querid@s, bom dia! Já vi que Gabrielle e Victória responderam às últimas reflexões sobre O menino do pijama listrado. Continuem, por favor...
-
Querid@s, conforme havíamos combinado na nossa primeira semana de aula, nossa leitura do 1º trimestre seria O menino do pijama listrado , ...
Considerando a história, a capa número 1 não diz muita coisa sobre o livro, mas faz alusão ao pijama listrado, que era o uniforme dos judeus dentro do campo de concentração. Já a capa número 2 mostra mais sobre o livro porque apresenta os dois meninos dentro da cerca e um oficial alemão que parece um mostro os espiando.
ResponderExcluirOi, Victória! Isso mesmo! Não sei se você tem o livro com a primeira capa, mas a textura é meio aveludada, como se fosse de fato um pijama, mas só descobrimos que a história trata do holocausto depois que começamos a ler. O título apenas nos aponta um caminho, não é? A segunda capa, como você disse, já ilustra mais diretamente a ideia da narrativa: dois amigos separados/aterrorizados pela sombra do nazismo. O que você achou das cores? Tem uma que prevalece nas duas, não é? Por que será? Um abraço!
ExcluirAssim como a Victória disse a primeira capa só consegue fazer uma alusão ao título, porém ao meu ver além disso passa uma ideia de algo meio cinza e triste. A segunda também como a Vitória disse(eita menina adiantada) dia algo bem relevante sobre sobre o livro, e realmentea partir da primeira capa já dá para saber bastante sobre do que se trata.
ResponderExcluirOi! Boa noite! Qual o seu nome e sua turma? Isso mesmo! Você conseguiu perceber bem! Além desse tom que você percebeu, tem a questão do azul também, que é uma cor que pode ser utilizada também como uma simbologia de melancolia, de tristeza, o que tem tudo a ver com a narrativa, não é? Um abraço!
ExcluirE como o professor disse a capa do primeiro livro realmente tem uma textura mais incomun(é meio aspero).
ResponderExcluirOi! Qual é o seu nome e sua turma? Sim! Lembra o pijama do menino, como se estivéssemos mais próximos do personagem. Na verdade, quem já chegou ao fim do livro sabe como é importante essa ideia de se colocar no lugar do outro, né? A capa já aponta pra isso. Mas vamos discutir essa questão da empatia nos próximos posts! Um abraço!
ExcluirMeu nome é Wendel e desculpa a demora para responder é que as vezes demora para caramba para minha resposta ser postada.
ExcluirBoa tarde, professor!Vendo a primeira capa entende-se que o livro fala a respeito de um menino que usa um pijama listrado.Não percebe-se muito sobre o contexto do livro.Tem uma imagem que aparenta ser o tecido de um pijama e um título que parece se referir a um menino.Vendo a segunda capa entende-se que o livro fala a respeito de dois meninos cujo um está de pijama e o outro não e parece ter um soldado atrás deles que aparenta ser um monstro no meio da história dos meninos.Nessa capa fica mais presente o contexto do livro.Li o livro da primeira capa porém não tenho ele em mãos pois utilizei um e-book então com relação as texturas não tenho o que dizer.Gostei bastante do livro,eu já havia visto o filme também e vi que é um pouco diferente o livro.
ResponderExcluirOi! Boa noite! Qual é seu nome e sua turma? Você conseguiu ler bem a capa!Esse é o caminho de leitura mesmo! A textura é áspera. Lembra o tecido do pijama do menino. Depois que terminarmos de comentar o livro, vamos comparar com algumas cenas do filme, para entender as diferenças entre as linguagens! Um abraço!
ExcluirSou o Victor Hugo,604.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirA CAPA 1 NÓS ENTENDEMOS MELHOR PELA LINGUAGEM VERBAL.A capa 2 nós entendemos melhor o livro
ResponderExcluirOi, Arthur! Boa noite! Você poderia explicar um pouco mais o que seria "entender melhor"? O que você entende melhor? Um abraço!
ExcluirEu entendo que tem alguma coisa entre os meninos uma coisa ruim.Na capa 2
ExcluirBem em relaçao a capa 1 eu acho q é a melhor pois nao fala muito sobre a historia e a capa 2 ja da um pouquinho da historia. A capa numero 1 esta relacionada com o uniforme dos judeus o q eu achei muito legal. A capa numero 2 mostra os dois meninos em um lugar sombrio. O que da a impressão de q o nazismo esta aterrorizando eles
ResponderExcluirOi, meninas! Tudo bem? Vocês são as alunas gêmeas? Isso mesmo! Vocês leram bem as capas. A cena da segunda capa resume um pouco a narrativa para nós. Já a primeira capa trabalha mais com as nossas sensações em relação ao menino que usa o pijama listrado. Um abraço!
ExcluirA capa 1 mostra várias listras, azuis e brancas, dando ênfase ao título. Já a capa 2, mostra um pouco do livro, com Bruno e o garoto Shumel, separados por uma cerca com as mãos dadas e um oficial alemão gigante (uma alusão à superioridade alemã) observando os dois.
ResponderExcluirExato, Richard! Você compreendeu bem! A primeira capa trabalha mais com as nossas sensações e nos deixa curiosos. Já a segunda resume um pouco a história, já criando um caminho para a leitura. Um abraço!
ExcluirEu já li o livro num PDF que achei na internet, é beeeeem interessante e emocionate.
ResponderExcluirTenho uma sugestão de leitura: Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Ele é incrivelmente interessante e empolgante! Desafio a vcs a ler ele, viu?
Obrigado, Richard! Se os colegas gostarem da sugestão, pode ser nossa próxima leitura aqui! Um abraço!
ExcluirNa primeira capa como já foi falado mostra pouca coisa, já na segunda mostra um pouco mais do que acontece na história, mas mesmo assim, as duas são capas que trazem um sentimento ao leitor, o uso do azul nas duas capas é extremamente interessante, pois na primeira ele foi usado para representar as cores do macacão para representar algo meio encardido, o que faz sentido, já que lá os que o usavam não eram bem tratados e o macacões não eram lavados, já na segunda capa temos um azul mais escuro, pata mostrar que tem algo assustador!Adorei o uso das cores pois elas trazem um sentimento de frieza, por serem escuras e frias.Gosto da primeira, pois não conta muito, mas depois de você ler, ela te traz um sentimento...Já a segunda te conta sobre um cenário comum naquela época,o que é muito triste!
ResponderExcluirBom dia, Pietra! Muito boa sua análise! Parabéns! Depois, dá uma olhadinha na postagem com o resumo que fiz. Um abraço!
ExcluirSim, o título nos aponta um caminho que só entendemos quando lemos o livro.As cores (da segunda capa) são muito vibrantes e dão uma ideia de pavor.A cor que mais prevalece é o preto,talvez,por ser uma cor que cause medo, que expressa terror.
ResponderExcluirBom dia, Victória! Você percebeu bem: o tom de azul da segunda capa é mais fechado, o que nos aponta para uma ideia de algo sombrio, difuso. Depois, dá uma lidinha no comentário resumitivo que eu fiz! Um abraço!
Excluir
ResponderExcluirCapa 1: A capa 1 é igual o uniforme (pijama) que os meninos usavam nos campos de concentração.
Capa 2: Fala um pouco mais da história que será contada. As duas crianças que eram amigas, a cerca que separava os meninos e o soldado que é a representação de todos os soldados que vigiavam o campo de concentração.
Oi, Júlio! Tudo bem? Bom dia! Você resumiu bem a proposta das duas capas! Parabéns! Depois, dá uma lidinha nos comentários anteriores e no resumo que eu fiz. Conseguimos, juntos, aprofundar bastante a leitura. Um abraço!
ExcluirOlá, eu sou a Ana Clara Barreto. A capa número 1 ilustra o pijama listrado que os judeus usavam. E a capa número 2 mostra os dois amigos e atrás deles um oficial alemão observando eles com olhar assustador.
ResponderExcluirOi, Ana Clara! Bom dia! Você compreendeu bem a ideia das capas. Depois, veja os outros comentários e o resumo que eu fiz, tratando da simbologia desses elementos que você menciona. Um abraço!
ExcluirNa primeira capa não consigo ver o que vai acontecer na história pois a ilustração não tem muitos detalhes, já na capa dois tem muito mais detalhes como as criança a cerca o guarda, assim consegui ter uma noção do que se trata a história
ResponderExcluirBom dia, Daiana! Sim! Você compreendeu muito bem! É interessante, depois, observar a simbologia desses elementos. Dá uma lidinha no resumo que eu fiz, depois dos primeiros comentários! Um abraço!
ExcluirNa primeira capa não consigo ver o que vai acontecer na história pois a ilustração não tem muitos detalhes, já na capa2 tem muito mais detalhes como as criança a cerca o guarda, assim consegui ter uma noção do que se trata a história
ResponderExcluirBom dia, Maria Eduarda! Tudo bem? Pois é, você percebeu bem. É importante, além disso, perceber o que esses elementos das capas simbolizam também, pois estamos lidando com a linguagem literária, na qual tudo tem significado. Depois, veja, por favor, os comentários dos colegas e o resumo que eu fiz. Um abraço!
ExcluirTiago, eu só vi o filme. Não tive coragem de ler o livro, mas poder sentir com os dedos o tecido do pijama aproxima o leitor da personagem, não é?
ResponderExcluirOi, Margarete! Exatamente! E isso nos convida, já de início, a fazer o movimento de empatia pro qual a narrativa nos encaminha! Vou colocar cenas do filme aqui depois para comparar com o livro. Bjs!
ExcluirOi
ResponderExcluirBom dia! Qual é seu nome e sua turma? Um abraço!
ExcluirA primeira capa tem listras azuis e brancas referentes ao menino do pijama listrado, já na segunda capa dá para ver duas crianças de mãos dadas e um adulto as observando
ResponderExcluirBom dia! Qual é seu nome e sua turma! Sim: você resumiu bem a ideia das capas. Agora, temos de pensar o que significam esses elementos, já que, no texto literária, nenhuma escolha é em vão. Depois, dá uma lidinha no resumo que eu fiz. Um abraço!
ExcluirÉ o Ricardo da turma 606
ExcluirObrigado, Ricardo! Abraços
ExcluirOla, professor! Boa noite, a primeira capa não conta muito sobre o livro mas mostra a roupa que os judeus usavam nos campos de concentração na época do nazismo, ou como o título diz "o pijama listrado" já a segunda capa, conta mais sobre o livro,com Bruno e Shmuel de mãos dadas, o pai de Bruno e a cerca do campo de concentração atrás, mas pra quem vê de fora não entende direito a capa (porque quando eu vi pela primeira vez a segunda capa, não entendi muito bem).
ResponderExcluirA tem um tom de cores mas mórbidas e a capa tem uma textura bem incomum além disso a primeira capa não diz muito sobre o livro diferente da segunda que já dá uma ideia sobre a história.
ResponderExcluirEssa foi a minha conclusão sobre as capas afinal eu tenho a primeira versão a capa em casa.
Bom dia! Qual é seu nome e sua turma! Sim: você resumiu bem cada capa. Agora, é avançar para a simbologia desses elementos. Depois, dá uma lidinha no resumo q eu fiz aqui. Um abraço!
ExcluirBom dia, Manuela! Isso mesmo! Você percebeu bem as intenções das capas. Depois, dá uma lidinha no resumo que eu fiz! Um abraço!
ResponderExcluirNa capa número 1 o título tem maior destaque, e a imagem e a textura da capa fazem referência óbvia ao pijama listrado, mas não nós dá indícios sobre a história
ResponderExcluirNa capa número 2 tem se mais ideia sobre o conteúdo do livro, mostrando os ovos amedrontados pela figura maligna ( um nazista ) também mostra a cerca de arame que seria a cerca de um campo de concentração.
Indentificação: Gustavo Farina Simioni
Turma: 604.
Oi, Gustavo! Sim! Você percebeu bem as diferenças. Depois, dá uma lidinha na postagem que fiz comentando todos os comentários e explicando as capas com mais detalhes! Um abraço!
ExcluirDesculpa ter postado a mesma coisa suas vezes foi bem sem querer.
ResponderExcluirComparando as 2 ilustrações percebi a diferença pois, na primeira capa não senti expressões sobro o livro ela não me deu curiosidade. A segunda me daria mais interesse sobre o livro, porque as imagens me causam curiosidade.
ResponderExcluirOi professor!
ResponderExcluirA capa número 1, não faz com que as pessoas imaginem que a história seja tão densa. A mim, a primeira vez que eu vi a capa 1, me passou uma mensagem infantil.
A capa número 2, me chamou mais a atenção por ter uma ilustração de um homem parecido com um fantasma assombrando duas crianças. Essa capa representa mais a história onde os dois meninos sofrem ,de maneiras diferentes, com o mesmo sistema.
Olá, Professor!
ResponderExcluirHá uma grande diferença entre as duas capas.
A capa número um, tem uma total interligação com o título, pois tem a ilustração de um pijama, que foi a roupa que um dos garotos vestia a história toda. O livro que eu tenho aqui em casa tem essa capa e a textura dele parece com a de um pijama. Mas essa capa não diz muita coisa sobre a história.
Já a capa número dois, transmite um pouco mais sobre o que vai acontecer ao longo da história, pois tem dois meninos, uma cerca que dá a entender que tem um campo de concentração. E se observarmos mais um pouco, podemos notar um símbolo vermelho no braço daquela sombra, sabemos que parece o símbolo nazista, o que já dá a entender que talvez envolva a segunda guerra mundial.