Querid@s!
Bom dia!
Durante essa quarentena, além de cuidar da família, da casa e de participar de muitas reuniões online na escola, buscando a melhor maneira de nos planejar neste período tão difícil, também tenho me reencontrado com filmes, poemas, músicas dos quais gosto muito.
Pensando em tudo o que estamos vivendo, lembrei-me de um filme muito bonito chamado "Sociedade dos poetas mortos". Escolhi um nome parecido para nosso 'blog' justamente por isso! O filme conta a história de alunos que aprendem a ver a vida de outra forma por meio das aulas de um professor de literatura. Abaixo segue uma das mais belas cenas do filme, quando o Professor Keating diz à turma o quanto a poesia é importante para vivermos! Vamos assistir?
https://www.youtube.com/watch?v=NL1z3QcXNxA
Viram a pergunta no final da cena?
"Qual será o verso de vocês?"
Faço minhas as palavras do Professor Keating:
Qual é o verso de vocês para sobreviver a este momento difícil?
Postem aqui nos comentários poemas de vocês ou de outros autores /autoras de que gostem! Assim, vamos aprender mais sobre poesia e sobre poetas de que gostamos. Ler é uma bela maneira de ocuparmos nossa mente e de aprendermos sobre a vida, sobre o mundo, sobre quem somos, sobre o que sentimos!
Um abraço grande!
Saudades.
Prof. Tiago
Este 'blog' é uma iniciativa do Professor Tiago Cavalcante, do Departamento de Português do Colégio Pedro II. Seu objetivo é estreitar os laços afetivos com as turmas de 6º ano do 'Campus' Centro, além de contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e produção de texto das turmas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Despedida - por enquanto!
Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem! Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...
-
Querid@s, boa noite! Chegamos, agora, ao capítulo 5, no qual conhecemos um pouco melhor o antagonista da história, o pai de Bruno. O anta...
-
Querid@s, bom dia! Já vi que Gabrielle e Victória responderam às últimas reflexões sobre O menino do pijama listrado. Continuem, por favor...
-
Querid@s, conforme havíamos combinado na nossa primeira semana de aula, nossa leitura do 1º trimestre seria O menino do pijama listrado , ...
Oi Tiago, adorei o seu blog!
ResponderExcluirGratidão, Margarete! 😚
ExcluirOlá, professor Thigo.Adorei a ideia de fazer um blog para todos podermos conversar com você.Estou com saudade de suas aulas, e acho que gostaria de saber que tenho bastante contato com poesias, principalmente de músicas como Chico Buarque.
ResponderExcluirOi! Qual é o seu nome? Não aparece aqui. Que bom que você gostou! Estamos com muitas saudades de vocês e da escola. Eu também adoro o Chico Buarque. Os nomes das minhas filhas, Beatriz e Helena, foram inspirados em duas músicas dele. De quais letras você mais gosta? Posso postar aqui para ouvirmos e i nterpretarmos juntos. Grande abraço! Fiquem bem, você é sua família!
ExcluirOlá ,o meu nome é Victória da turma 602.Claro que pode postar aqui a música dele, a que eu mais gosto é João e Maria.
ExcluirOi, Victória! Minhas filhas adoram essa! Vou esperar mais pessoas responderem e faço o post com "João e Maria"! Um abraço!
ExcluirOi professor!Achei bem legal essa sua ideia de blog!
ResponderExcluirOi, tudo bem? Qual é o seu nome? Um abraço e obrigado!
ExcluirEu não sei direito como é este verso,mas eu goeto de um que retrata muito bem o que estamos vivendo!É mais ou menos assim,"Temos que ver a vida da janela,até o sol nascer".Senpre gostei bastatante deste verso,e nada como ver o sol nascer da sua janela nesses tempos não é mesmo?
ResponderExcluirOi! Qual é o seu nome? Lindos esses versos! A janela e o sol são usados aí em linguagem conotativa. Pra você, o que representariam o sol e a janela nesse contexto? Grande abraço! Fiquem bem, você é sua família!
Excluir
ResponderExcluirMeu verso: Nem tudo é fácil,de Cecilia Meireles
Nem tudo é fácil na vida...
Mas,com certeza,nada é impossível
Oi! Qual é seu nome? Não aparece aqui. Não conhecia esses versos da Cecília Meireles. Gosto muito dela! Você sabia que ela foi também professora e musicista? Tem um poema dela do qual gosto muito. Até usei na minha formatura, na faculdade. O título é "Reinvenção". Dá pra ler neste link: http://www.jornaldepoesia.jor.br/ceci19.html. Que a humanidade possa se reinventar depois disso tudo. Grande abraço e tudo de bom pra você é sua família.
ExcluirOi meu nome é Mariana Alves eu sou da turma 602
ExcluirOi, Mariana! Conseguiu ver o outro poema da Cecília? Um abraço!
ExcluirNos momentos mais difíceis, onde a dor te cega e você só deseja sentir um pouco de alívio, não desanime!
ResponderExcluirAcredite e confie!
Um novo dia vai amanhecer, trazendo novos objetivos para te dar forças para lutar, realizar e vencer!!
Martha.Sil
Lindo o trecho, Pietra! Quem é a autora? Você pode postar aqui pra gente procurar? Grande abraço e tudo de bom pra você e sua família!
ExcluirO nome da autora está ali em baixo!Martha.Sil.
ExcluirIgualmente para você e sua família.
Oi, Pietra! Bom dia! Vou procurar, então. Tem mais algum texto dela de que você goste? Abraços
ExcluirQuerid@s! Continuem escrevendo aqui! Assim, podemos nos conhecer melhor e ver do que mais gostam de ler e escrever, para pensarmos nas próximas atividades! Abracos
ResponderExcluirQuarentena
ResponderExcluirPara mim a quarentena é uma chatice
cada dia a mesma mesmice.
Se fosse um pesadelo eu adoraria
e seria a grato por cada dia.
Nesses tempos difíceis a maior companheira
é a família que é para vida inteira.
No jornal as notícias não param
de chegar, mas sempre se tem esperança
de que tudo vai melhorar.
Wendel Gabriel
Turma:602
Wendel! Como você está? E sua família? Belo poema o seu! Com certeza, vai tudo melhorar! Você costuma escrever? Tem mais poemas para mostrar aqui? Gostei muito do seu texto! Grande abraço e se cuidem aí!
ExcluirEu e minha família estamos bem, e você? Não com muita frequência, mas ás vezes eu escrevo sim. Até tenho mais vou ter que dar uma procurada, se eu achar mostro aqui, obrigado pelo elogio se cuida você também!
ResponderExcluirOi! Como vai? Por aqui, tudo caminhando, com muitas saudades da escola! Mande mais textos! Adorei. Um abraço!
Excluir"O que põe o mundo em movimento é a interação das diferenças, suas atrações e repulsões, a vida é pluralidade, morte é uniformidade."
ResponderExcluirOctavio Paz
Oi, tudo bem? Muito interessante isso. De fato, nós somos plurais em muitos sentidos. Reconhecer e respeitar essa pluralidade é uma atitude que nos enriquece como seres humanos. Qual o seu nome e sua turma? Um abraço!
Excluir"Me sinto preso em um pesadelo sem fim."
ResponderExcluirOi! Qual é seu nome e a turma? E esse verso é seu? De fato, estamos vivendo um pesadelo, mas vai passar. Vamos acordar e teremos um novo dia. Abraço grande! Cuide-se!
ExcluirOlá, professor Tiago,quem está escrevendo é a Victória e queria lhe contar que nessa quarentena eu não ando saindo muito, e estou estudando bastante português,com o livro adotado pelo sexto ano do colégio São Vicente de Paulo em Niterói,e matemática, com exercícios mandados por amigas minhas do São Vicente de Paulo.Minha avó é professora de português,e é com ela que eu estudo, e ela queria saber qual é o livro de português adotado pelo Pedro 2? Responda, se puder.Abraços.
ResponderExcluirOi, Victória! Que bom que você está conseguindo se organizar para estudar! Olha, no 6º ano, nós produzimos nosso próprio material didático a partir das leituras que fazemos em sala. No 1º trimestre, as atividades de leitura e exercícios seriam baseadas no livro "O menino do pijama listrado", que pedi que lessem para o dia 27.03. Se você quiser, pode ler e discutir o livro com sua avó, mas vou começar a fazer umas postagens aqui para discutir a obra com vocês. Se quiser, também posso enviar alguns exercícios, propostas de redação. Fica a seu critério. Um abraço! Cuidem-se!
ExcluirO TEMPO
ResponderExcluirO tempo parece que não passa.
Queremos volta a nossa vida de antes,
mas não podemos voltar para o passado
nem ir para o futuro.
Temos que esperar e ter paciência.
Arthur Bechara - Turma: 602
Oi, Arthur! Que bom ter você por aqui! Muito bom o seu poema! De fato, uma das grandes aprendizagens disso tudo tem sido a paciência. Não sei se você conhece, mas há uma música muito bonita do Lenine com o mesmo título: https://www.youtube.com/watch?v=je-RTYbzoEk. Depois, me diz o que você achou da canção! Um grande abraço e se cuide!
ExcluirMuito legal a música realmente. ´´A vida é rara´´
ResponderExcluirEu gosto muito, e essa versão acústica é bem bonita! Abraços
ExcluirE agora?
ResponderExcluirNesses tempos de tristeza,
É preciso pensar,
As coisas que acontecem,
Não podemos mudar,
Ir para o futuro,
Não está no alcance ainda,
é preciso ficar aqui.
Mas eu penso "pra que ir pro futuro?"
O futuro a gente faz,
É so esperar,
E aguentar firme,
E tentar ajudar como
a gente pode,
Para isso melhorar,
E além disso,
É só se divertir,
Ter algo pr fazer,
E se entreter,
De jogar e brincar,
Até ler e ver televisão,
Isso está no nosso alcance,
Então vamos usar a nosso favor,
Isso a gente controla,
Quarentena, pandemia não.
"E as pessoas amadas,"
"que estão longe?"
"Escola e amigos?"
É só sepre se conectar,
aplicativos e internet,
E conversar.
Resumindo: é só aguentar firme,
Que tudo isso já vai passar!
Abraços!
Maria Fernanda,
Turma 602
Boa noite, Maria Fernanda! Belo poema! É isso: a literatura é uma prova de que a vida não basta! =)
ExcluirPosso colocar seu poema como uma nova postagem? Pensa numa imagem pra ilustrar e manda aqui?
Um abraço!
Oi, Manuela! Bom dia! Muito bom seu poema! Você tem um bom domínio dos esquemas de rima! Lembra um pouco a estrutura de cordel. Você conhece? Parabéns! Tudo isso vai passar sim e vamos matar a saudade da escola, da família e dos amigos. Um abraço!
ResponderExcluirOlá Professor Tiago! Aqui é a Maria Fernanda! Fico feliz que tenha gostado! Eu já tinha respondido mas acho que você acabou não vendo, ou deu algum problema. Pode sim colocar como uma nova postagem, obrigada por perguntar! Eu gostaria de saber como faço para te mandar imagens, e também gostaria que você mandasse algumas, e então poderemos escolher quais serão usadas! Abraços! =)
ResponderExcluirAh, que bom, Maria Fernanda! Pode ser que a mensagem tenha se perdido por aqui! Mande-me, por favor, a que você achar melhor! Tá? Aí eu posto! Um abraço grande! Ah, para mandar, basta copiar e colar aqui no corpo da mensagem.
ExcluirOlá Professor! Obrigada por dizer como faz para mandar! Vou escolher e então mando! Abraço! =)
ExcluirOlá Professor! Infelizmente eu não consegui colar as fotos que eu tirei aqui em casa, com as minhas bonecas. Mas eu tive uma ideia: você pode mandar seu e-mail para eu mandar por ele? Abraços!
ResponderExcluirPosso sim: tcavalcantes@gmail.com
ExcluirOi Professor! Já mandei as fotos pelo seu e-mail, você já deve ter visto. Ainda pretende fazer a tal publicação? Desculpe a demora pra mandar as fotos. Abraços!
ExcluirOi, Maria Fernanda! Recebidas as fotos para ilustrar o seu poema. Obrigado. Só vou esperar mais colegas comentarem o Capítulo 1 do livro, para não confundir as postagens. Um abraço!
ExcluirOi professor,quem está escrevendo é a Maria Luísa (turma 606)
ResponderExcluirEstamos em tempo de refletir,
E não podemos parar de sorrir.
Se a vida nos trouxe até aqui,
Não podemos desistir.
A quarentena cedo ou tarde irá acabar,
E todos juntos iremos recomeçar.
Minha autoria
Isolamento
ResponderExcluirCriança sentada na varanda
Talvez esteja ao lado do cão, ser mais fiel e confiável
Ou estará na rede olhando para o nada
Lembrando dos amigos e pensando se já foi trocada
De vez em quando estará em ligação
Apenas falando asneiras
E pensando que ninguém passou por isso durante sua vida inteira
Talvez vamos entrar para os livros de história
As crianças vão nos perguntar se tudo isso realmente aconteceu
E vamos acabar virando “ídolos”
A varanda virou o melhor cómodo da casa
Já que lá ela sempre estará sentada
(Minha autoria)
Não sou muito chegado à poemas e não conheço nenhum, foi mal.
ResponderExcluirAluno: Gustavo Fariña Simioni
Turma: 604