Querid@s,
boa noite! Chegamos, agora, ao capítulo 5, no qual conhecemos um pouco melhor o antagonista da história, o pai de Bruno. O antagonista, como sabemos, é aquele ou aquilo que se opõe ao protagonista de alguma forma, movimentando os acontecimentos da narrativa. No caso do livro, o antagonista confunde-se com o vilão, uma vez que é o pai de Bruno o responsável pelo campo de concentração de Haja-Vista.
Vamos, então, às reflexões? Peço que respondam aqui nos comentários, como sempre, até o dia 07.08, sexta.
1 - A frase que compõe o título do capítulo aparece, também, no corpo do texto, com as palavras iniciando-se por maiúsculas: "Então os homens foram embora e o pai voltou ao escritório, no qual era Proibido Entrar em Todos os Momentos Sem Exceção." (p. 44).
a) Por que era proibido entrar no escritório?
b) Considerando o conteúdo da frase, explique a escolha do autor pelas letras maiúsculas.
2 - Momentos antes de deixar a casa de Berlim, a mãe de Bruno diz: "Nunca deveríamos ter recebido o Fúria para o jantar" (p. 42).
Na leitura integral do livro, descobre-se quem é o Fúria. Explique quem é ele e justifique a escolha desse vocábulo/nome para se referir ao personagem.
3 - Releia:
"O carro oficial com as bandeiras sobre o capô os levara até uma estação de trem, na qual
havia dois trilhos separados por uma plataforma ampla, e em ambos os lados havia um trem
esperando pelo embarque dos passageiros. Por causa do grande número de soldados
marchando do outro lado, para não falar no fato de que havia uma longa cabana pertencente
ao sinaleiro separando os trilhos, Bruno não pôde ver muito da multidão que lá estava,
antes de embarcar junto com a família num vagão muito confortável, que trazia poucos
outros passageiros, cheio de bancos vazios e ar fresco quando as janelas era abertas. Se os
trens seguissem em direções diferentes, ele pensou, não pareceria estranho, porém não era o
caso: estavam ambos apontados para o leste. Por um instante ele pensou em correr pela
plataforma avisando aquelas pessoas dos assentos livres no seu vagão, mas mudou de ideia,
pois algo lhe dizia que, se aquilo não deixasse a mãe brava, provavelmente enfureceria
Gretel, o que seria ainda pior."(p. 42-3)
Como já estudamos aqui, em literatura nenhuma escolha é inocente, em vão. A linguagem literária significa muito mais do que aparenta significar na superfície do texto. Nesse sentido, não é à toa que as imagens dos dois trens aparecem em paralelo na cena, indo os dois veículos na mesma direção.
Que diferenças há entre os dois e o que parece estar sendo denunciado no trecho?
4 - Os adjetivos são tipos de palavras muito importantes na caracterização das personagens em uma narrativa - eles nos dão pistas de quem são tais personagens, qual seu perfil não apenas físico, mas também psicológico. Releia, abaixo, a descrição feita do pai de Bruno:
"Ele [Bruno] não ouvira a potente voz do pai em parte alguma, nem mesmo os pesados passos de suas botas contra as tábuas do assoalho no andar de baixo." (p. 43)
O que os adjetivos destacados revelam sobre o perfil psicológico do pai de Bruno?
5 - Ao final do capítulo, Bruno pergunta ao pai quem eram as pessoas de pijama listrado, ao que seu progenitor responde: "Aquelas pessoas... Bem, na verdade elas não são pessoas, Bruno." (p. 52) E complementa: "Não há nada em comum entre você e elas." (p. 52)
Como você já sabe, a história se passa na Alemanha, durante a 2ª Guerra Mundial, quando o país era presidido por Adolf Hitler, de orientação ideológica nazista.
a) Pesquise e resuma brevemente o que foi a 2ª Guerra Mundial, o Nazismo, o Holocausto e quem foi Adolf Hitler e o que defendia.
b) Com base nessa informação, quem eram "aquelas pessoas"?
c) Considerando a narrativa como um todo, você concorda que não haveria nada em comum entre Bruno e "aquelas pessoas"? Por quê?
6 - O vídeo a seguir é o trecho final do filme O grande ditador(1940), protagonizado pelo ator inglês Charles Chaplin. A obra faz uma espécie de releitura cômica de Adolf Hitler, ditador alemão.
a) A partir do que você pesquisou sobre o Nazismo e Adolf Hitler, compare a ideologia deste com o discurso feito pelo personagem no trecho do filme.
b) Sabe-se que a bandeira nazista era formada pelas cores vermelha e preta, contendo uma suástica em seu centro, como aparece no livro. O que essa bandeira representava?
c) Considerando as ideias apresentadas no vídeo assistido, produza, em A4, uma outra bandeira, que simbolize o mundo novo a que o personagem do filme se refere. Mande a imagem para o meu e-mail (tcavalcantes@gmail.com), identificada com seu nome e turma, até o dia 07.08.
Grande abraço e bom fim de semana!
Saudades.
Prof. Tiago
1-
ResponderExcluira) Era proíbido porque era o local de trabalho do pai,um lugar completamente restrito!
b)Na minha opinião as letras maiúsculas foram usadas para mostrar que era uma ordem, algo que não podia de jeito algum ser feito.
2- Fúria era o chef de seu pai, alguém superior a ele, alguém que exercia uma função superior a do pai. O nome Fúria foi usado para simbolizar alguém sério, frio, furioso!
3- As principais diferenças eram que um dos trens estava lotado enquanto o outro tinham pouquíssimas pessoas, um dos trens era muito confortável e aconchegante enquanto o outro estava muito cheio e muito pouco aconchegante!Esse trecho denuncia a desigualdade, enquanto uns eram tratados muito bem outros eram tratados muito mal e até a qualidade dos trens nós mostram isso!
4- Revelam uma possível rigidez, frieza, nos mostram que o pai era um cara sério, um cara duro e frio!
As próximas respostas mandarei em uma próxima mensagem,ok?
1-Porque o pai alí tratava de assuntos que o filho não poderia saber e pois ele não gostava de ser interrompido!
ExcluirAté aqui, ótima leitura, Pietra! Parabéns! Abraços.
Excluir1- a)Por que era proibido entrar no escritório? Pois o pai de Bruno era muito ocupado e não podia ser interrompido.
ResponderExcluirb) Considerando o conteúdo da frase, explique a escolha do autor pelas letras maiúsculas. O autor usou letras maiúsculas para dar entonação a frase.
2- Na leitura integral do livro, descobre-se quem é o Fúria. Explique quem é ele e justifique a escolha desse vocábulo/nome para se referir ao personagem. Fúria é o patrão do pai de Bruno, ele sempre estava irritado e por isso deram o apelido “Fúria” para ele.
3 - Que diferenças há entre os dois e o que parece estar sendo denunciado no trecho? A diferença é que o vagão que Bruno está é o trem pra pessoas da alta sociedade ou seja, ele é macio arejado e tem poucas pessoas já o outro trem para pessoas menos favorecidas, sempre muito cheio, desconfortável e abafado, o que parece estar sendo denunciado no meu ponto de vista é o preconceito de Gretel com a pessoas menos favorecidas.
4- O que os adjetivos destacados revelam sobre o perfil psicológico do pai de Bruno? Os adjetivos destacados revelam que Ralph é uma pessoa rígida, que não se diverte só vive para o trabalho.
5– a) Pesquise e resuma brevemente o que foi a 2ª Guerra Mundial, o Nazismo, o Holocausto e quem foi Adolf Hitler e o que defendia. A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou seis anos, envolvendo a maioria das nações do mundo, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Os Nazistas eram membros do NSDAP, um partido de extrema-direita nacionalista e de caráter xenofóbico. Defendiam, entre outras coisas, a ideia de superioridade racial dos arianos, que os judeus eram os inimigos do povo alemão e que a Alemanha deveria se defender contra os países europeus, seus "inimigos" naturais. O Holocausto foi o extermínio em massa de diversos povos (negros e principalmente judeus) Hitler acreditava que poderia formar uma nova raça (os arianos) e que esses outros povos estariam "contaminando" a raça perfeita. Adolf Hitler foi um político alemão que serviu como líder do Partido Nazista, Chanceler do Reich e Führer da Alemanha Nazista de 1934 até 1945. Como ditador do Reich Alemão, ele foi o principal instigador da Segunda Guerra Mundial na Europa e figura central do Holocausto. Hitler defendia a ideia de que só deveria existir uma única raça e religião por isso ele matava judeus e negros nos campos de conçentração .
b) Com base nessa informação, quem eram "aquelas pessoas"? Com base nas informações acima, “aquelas pessoas” eram judeus.
c) Considerando a narrativa como um todo, você concorda que não haveria nada em comum entre Bruno e "aquelas pessoas"? Por quê? Não. Pois
a) A partir do que você pesquisou sobre o Nazismo e Adolf Hitler, compare a ideologia deste com o discurso feito pelo personagem no trecho do filme. Adolf Hitler e os nazistas acreditam na superioridade da raça ariana - pessoas brancas, altas, de ascendência absoluta Europeia, já no filme o personagem fala sobre respeito e felicidade independente da sua cor ou religião .
b) Sabe-se que a bandeira nazista era formada pelas cores vermelha e preta, contendo uma suástica em seu centro, como aparece no livro. O que essa bandeira representava? A parte vermelha da bandeira representa o lado social, o branco significa o pensamento nacionalista do movimento e a suástica representa a vitória dos povos arianos sobre o judaísmo.
Oi, Gabriele! Boa leitura. Entretanto, há algumas questões que precisam ser revistas um pouco: será que só Gretel discriminava as pessoas? Será que as letras maiúsculas não representam mais ênfase, intensidade, que entonação? Na 5 c), faltou a justificativa. Sobre a bandeira, há mais informações no link que postei lá na postagem de hoje. Grande abraço!
Excluir1-Era proibido entrar no escritório porque o pai de Bruno não queria que ele e Gretel soubessem sobre o que eles faziam com as pessoas dentro do campo de concentração e nem o qual era sua função.
ResponderExcluir2-O Fúria era o superior do pai de Bruno. Provavelmente era o líder, Führer Adolf Hitler.
3-A diferença entre os dois trens era que um deles levava as pessoas mais ricas ( soldados e/ou pessoas bem sucedidas) e o outro trem levava pessoas para o campo de concentração. Aparentemente, está sendo denunciado no trecho, que quem concordava com o regime político adotado por Hitler, não queriam dividir o mesmo espaço com quem não concordava, caracterizando preconceito.
4-Esses adjetivos revelam que o pai de Bruno era um pessoa que gostava de dar ordens, gostava de se impor como comandante.
5-a)A Segunda Guerra Mundial foi um período da história que marcou muitas pessoas, de vários lugares, por causa da grande quantidade de mortos, de muitos países como a Polônia que foi invadida pela Alemanha.O Nazismo foi uma ideologia caracterizada pelo controle da população, associada a superioridade do homem branco. O Holocausto foi a morte de mais de seis milhões de pessoas, dentro do campo de concentração. Adolf Hitler foi quem idealizou o nazismo e se tornou chefe. Ele defendia uma raça pura.
b)"Aquelas pessoas" eram os judeos, os não nazistas e outras pessoas que não concordavam com Adolf Hitler, portanto eram consideradas inferiores.
c)Não, pois Bruno e "aquelas pessoas" eram humanas, que deveriam ser tratadas com humanidade, e não como escravos só porque eram diferentes.
6-a)A ideologia do trecho do filme é totalmente contra a ideologia de Hitler.
b)A suástica representa a superioridade e a vitória do povo ariano. A cor vermelha representa os interesses do povo. A cor branca representa a união Alemã.
Ótimas respostas, Victória! Parabéns! Depois, veja na minha postagem o link para um texto sobre o histórico na suástica no mundo. Grande abraço!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1) O pai de Bruno tinha um trabalho muito privado e não queria que ninguém soubesse o que estava fazendo com as pessoas do campo.
ResponderExcluirb) Ele usou as letras maiúsculas para chamar a atenção do leitor informando que aquilo era algo muito sério.
2) Fúria é o patrão do pai de Bruno, eles o chamavam assim porque ele era muito sério, bravo e furioso.
3) O trem de Bruno tinha poucas pessoas e era aconchegante, confortável e fresquinho. Já o outro trem era lotado de pessoas e era bastante abafado e desconfortável. O trecho denuncia a desigualdade social, porque enquanto alguns estão no maior luxo, outros estão na maior miséria.
4) Revela que o pai de Bruno tinha uma voz grossa e um piso forte, ou seja, era uma pessoa que só vivia para o trabalho, uma pessoa rígida e bastante séria.
5)a) Considerando o maior símbolo do Nazismo, Hitler foi líder do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, responsável pelo Holocausto, com extermínio de milhões de judeus. Desde o início da jornada totalitária de Hitler, a perseguição contra opositores aos seus ideais, como o Nazismo, já se iniciaram. Assim, houve perseguição contra socialdemocratas, comunistas e posteriormente contra os judeus.
b) Aquelas pessoas eram os judeus.
c) Não, pois eles são seres humanos e merecem o mesmo direito, a única diferença entre eles é que um é judeu e o outro não é.
6)a) As duas coisas são totalmente diferentes, pois em uma delas as pessoas não têm o mesmo direito uma das outras e no outro fala que as pessoas têm o direito de ser livre e ter o mesmo direito que todas as outras pessoas.
b) A parte vermelha representa as prioridades do povo, a branca representa a união dos alemães e a suástica representa a vitória do povo ariano.
Excelentes respostas, Ricardo! Parabéns! Depois, olhe a postagem que fiz hoje: lá, há link para um texto sobre a história da suástica no mundo. Dá pra conhecer um pouquinho mais sobre a origem da bandeira. Abraços!
Excluir1- a) Porque era o local de trabalho do pai de Bruno.
ResponderExcluirb) Para chamar a atenção da restrição de entrada de pessoas naquele lugar.
2- Fúria era o Adolf Hitler, o superior(chefe) do pai de Bruno. O vocábulo usado no nome dele representa que ele era uma pessoa muito brava.
3- O trem que Bruno estava era muito confortável, tinha poucas pessoas e tinha um ar refrescante quando abria a janela. Já no outro trem haviam muitas pessoas, que eram os judeus que estavam sendo levados para o campo de concentraçaõ. Havia uma grande desigualdade social.
4- Revelam que o perfil psicológico dele,é de uma pessoa: poderosa, controladora e dominadora.
5- a) A Segunda Guerra Mundial foi um conflito de proporções globais que aconteceu entre 1939 e 1945.
O Nazismo foi um partido politico criado por Adolf Hitler e foi uma das principais expressões do fascismo europeu.
O Holocausto ou Shoá foi um genocídio(assassinato em massa) cometido por nazistas contra os judeus e outras minorias(ciganos,homossexuais e negros)durante a Segunda Guerra Mundial
Adolf Hitler foi o lider do Nazismo e o responsável pela Segunda Guerra Mundial. Ele denfendia a criação de uma raça pura(ariana) e superior.
b) Aquelas pessoas eram os judeus.
c) Não.Porque todos são seres humanos iguais a Bruno,
e merecem ser tratados iguais.
6- a) O Adolf Hitler pregava a superioridade da raça pura e achava que as demais raças deveriam ser exterminadas. Já no filme o personagem prega a igualdade a e liberdade de todos os povos.
6- b) A bandeira Nazista representa a orgulho nacionalista e o repúdio ao povo judeu.
Vermelho: O lado social.
Branco: O pensamento nacionalista.
Suástica: A vitória dos povos arianos sobre os judeus.
Muito bom, Júlio! Parabéns! Só aconselharia desenvolver mais a resposta 1b). Por que a entrada naquele lugar era restrita? Também veja a minha postagem de hoje, com um link para um texto que explica o histórico diverso da suástica em diferentes contextos. Abraços!
ExcluirAli era restrito pois se tratava de assuntos referentes ao campo de concentração e não deveriam ser expostos para qualquer pessoa.
Excluir5)Pesquisei sobre esses assuntos e vai aqui um resumo!
ResponderExcluira) A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.
Holocausto foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, no maior genocídio do Século XX, através de programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado Nazista liberado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra.
O Nazismo também conhecido como Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães foi um movimento político e social que surgiu na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial e alcançou grande notoriedade nos quadros políticos desse país. Assumiu o poder em 1933 quando Adolf Hitler tornou se chanceler da Alemanha. A Ideologia nazista foi a grande responsável pelo extermínio de seis milhões de judeus durante o Holocausto. Além dos judeus outras minorias (como ciganos, homossexuais e negros) foram perseguidas e aprisionadas em campos de concentração.
b) Aquelas pessoas eram os Judeus!
c) Não. Porque para mim podemos ser diferentes mas todos nós merecemos respeito e todos nós somos seres humanos , temos sim nossas diferenças, mas quem disse que ser diferente é ruim!Uma pessoa não pode ser proibida de falar com a outra por ser diferente, se não, hoje não teria o diálogo, pois todos nós somos diferentes!
6)
a)Sâo exemplos de pessoas completamente diferentes, uma delas defende o sofrimento, a escravidão, a dor, o desrespeito, enquanto a outra defende a união, a liberdade, o amor, o respeito! Adolf Hitler achava que haviam pessoas superiores uma das outras já o do filme diz que nós temos que nos unir para fazer esse mundo, um mundo melhor!
b) A cor vermelha representa o lado social, o branco o pensamento nacionalista do movimento e a suástica a Vitória dos povos arianos sobre o judaísmo.
Obs: Linhas respostas anteriores estão em um comentário acima!
Ótimo complemento, Victória! Parabéns! Depois, veja minha postagem de hoje: há um link para um texto interessante sobre a história da suástica no mundo. Abraços.
ExcluirOi professor Tiago.Foi muito bom ler o texto sobre a suástica, para saber que não existe somente a suástica alemã,que significa o mal, existem também outas suásticas que representam o bem.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluir1- a) Porque é o lugar de trabalho do pai,onde ele tinha reuniões importantes com os outros militares e tratavam de assuntos confidenciais.
b) A escolha do autor dá um sentindo de destaque ao fato de não ser permitida a entrada no escritório do pai,em momento nenhum e sem exceção. Caso bruno entrasse sem a permissão do pai dele estaria quebrando a principal regra da casa.
2- O fúria é Hitler, que era o líder do nazismo e responsável por criar os campos de concentração onde os Judeus eram executados.Ele foi o principal incentivador da segunda Guerra Mundial.Acredito que o chamavam de Fúria porque ele demonstrava ser um homem furioso,de atos violentos e monstruosos contra todos que considerava como inimigo.
3- O trem de Bruno era confortável e limpo onde viajavam outros militares e suas famílias com conforto e espaço de sobra.No outro trem eram levados milhares de Judeus sujos e suados, apertados e em pé.O que está sendo denunciado no trecho é a desigualdade social daquele Lugar,naquele momento.
4- Que o pai de Bruno era rígido, de atitudes duras e que gostava de impor sua presença.
5- a)A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global, que durou de 1939 a 1945 envolvendo a maioria das nações do mundo.
O Nacional-Socialismo,mais conhecido como Nazismo, é a ideologia associada ao partido Nazista, ao estado nazista, como outros grupos de extrema-direita.
O Holocausto,foi o genocídio,extermínio em massa de cerca de seis milhões de Judeus durante a Segunda Guerra Mundial.O maior genocídio do século.
Adolf Hitler foi um político que serviu como líder do Partido Nazista, foi o principal instigador da Segunda Guerra Mundial e a figura central do Holocausto.Ele defendia a criação de uma raça Ariana Pura.
b)Essa pessoas eram os Judeus.
c)Não.Porque todos são iguais possuem os mesmos órgãos,ossos, possuem sangue nas veias ou sejam são todos iguais independente de raça, cor ou religião todos devem ter os mesmos direitos não havendo desigualdade.
6- a)O personagem só quer o bem,liberdade,união e amor.Já Hitler incitava o ódio a maldade contra as pessoas que ele não considerava de raça pura,o extermínio e a guerra.
b)A cor vermelha representa o lado social, cor branca o pensamento nacionalista do movimento e a Suástica a vitória dos povos Arianos sobre o Judaísmo.
Ótimas respostas, Victor!!! Parabéns! Na minha postagem de hoje, veja o link para um texto que trata da história da suástica no mundo. É interessante para pensar a ideia da bandeira. Grande abraço!
Excluir1- A) Era proibido entrar no escritório, pois o pai tinha muitas ocupações e provavelmente ele tratava de assuntos que não seriam bons para as crianças saberem. Além disso ele não tinha tempo para distrações, como dar um “oi” para os filhos após chegar em casa ou dar abraços na sua família.
ResponderExcluirB) O conteúdo da frase foi escrito com letras maiúsculas para chamar a atenção do leitor, de forma que deixa claro que seja como for, nem Bruno, nem Gretel, nem a mãe, podem entrar no escritório sem permissão.
2- O Fúria é Adolf Hitler, líder principal da Alemanha nazista. Ao chegar ao poder ele passou a ser chamado de Fuhrer, que significa líder. A escolha da palavra Fúria, eu imagino que seja pelas palavras se parecerem e por “fúria” significar, entre outras coisas, “pessoa excessivamente irritada, furiosa”, “cólera, ira, raiva”, “ímpeto de valentia, de delírio, de insânia”, características que me parece que se encaixam com o personagem.
Fontes de pesquisa:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-nazismo.htm, https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk01h7zfi1T4XZXfAGnTP5VRCy72B2Q:1596810400850&q=F%C3%BChrer+significado&sa=X&ved=2ahUKEwjNjd2lponrAhVeLLkGHWj1DDoQ1QIoAHoECBkQAQ&biw=1366&bih=657,
https://www.dicio.com.br/furia/
3- Embora os dois trens estivessem indo para a mesma direção, um trem estava mais vazio e arejado, e o outro estava cheio e abarrotado de pessoas. Isso parece denunciar que as pessoas que estavam no trem mais cheio talvez estivessem sendo levadas para o campo de concentração. E eles estavam separados, pois as pessoas que estavam no trem mais vazio, eram pessoas com o pensamento de que eram superiores às pessoas do outro trem, então ficavam em trens diferentes.
4- Os adjetivos destacados revelam que o pai de Bruno é firme, bruto e frio.
5- A) A segunda Guerra Mundial foi um acontecimento iniciado pelos nazistas e pelo antissemitismo, que causou de 60 a 70 Milhões de mortes de judeus, ciganos, negros e outros grupos, mas o grupo social que teve mortes foi o dos judeus.
ResponderExcluirO Holocausto foi o nome dado para o evento genocida cometido pelos nazistas, esse acontecimento causou em média 6 milhões de mortes de diversos grupos sociais, mas que a maioria eram judeus. Esse evento (o holocausto) foi conhecido pelos judeus como “shoa” que significa no hebraico “catástrofe”.
Adolf Hitler era austríaco, porém se tornou político Alemão, chanceler do Reich e Fuhrer da Alemanha nazista. Foi o principal responsável pela segunda guerra e pelo Holocausto. Ele defendia o antissemitismo e a acreditava que existia a raça ariana, que eles eram os únicos com o sangue puro.
Fontes de pesquisa:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/hitler.htm
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-guerra-mundial.htm
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/holocausto.htm
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-antissemitismo.htm
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-nazismo.htm
B) Diante dessas informações, “aquelas pessoas” eram judeus, que foram presos em um campo de concentração para trabalhos e serem torturados até a morte e afastados da sociedade, como se eles fossem a causa de todas as catástrofes que aconteciam dentro da Alemanha.
C) Se formos considerar a questão de que naquela época Bruno fazia parte de um grupo de pessoas que se achavam superiores, sim, ele era diferente das “outras pessoas”. Mas na minha opinião, não concordo. Eu acredito que tenha algo em comum entre Bruno e as pessoas que estavam lá dentro. Pois Bruno também fora obrigado a ir para um lugar horrível. Acredito que todos são iguais e todos têm o direito de trabalhar, de estudar e de ter um lar. E de que não podemos tirar a vidas dos outros apenas por serem quem são.
6- A) A ideologia do nazismo era muito diferente da do trecho do filme. Pois o Nazismo acredita que o povo alemão é a realidade principal e que o estado (no caso o alemão) seria responsável por unificar e aumentar a comunidade racial Germânica. Já no trecho do filme, apresenta o personagem fazendo um discurso sobre ele querer a igualdade e a liberdade para todos os grupos sociais.
B) Segundo o que eu pesquisei, essa bandeira tem na verdade três cores: o vermelho, o branco e o preto. O vermelho representa o lado social, o branco o pensamento nacionalista do movimento e a suástica a vitória dos povos arianos sobre o judaísmo.
Fonte de pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_Alemanha_nazista#:~:text=A%20propaganda%20nazista%20esclareceu%20o,povos%20arianos%20sobre%20o%20juda%C3%ADsmo.
1-
ResponderExcluira) E proibido entrar no escritório do pai de Bruno pois lá era o local onde ele trabalha e suponho que ele não queira que ninguém o interrompa.
b) Acredito que a escolha do autor em escrever o trecho "Proibido Entrar em Todos os Momentos Sem Exceção" com letra maiúscula foi porque ele quis reforçar a proibição daquele local.
2) Fúria é o patrão do pai de Bruno. Acredito que o chamem assim por ser bravo, impiedoso e autoritário.
3) O trecho fala sobre dois trens, um tinha vários assentos vasios e confortáveis e carregava pessoas das classes mais favorecidas e o outro era lota desconfortável e carregava pessoas de classes menos favorecidas. O trecho denuncia a desigualdade social.
4) Os adjetivos destacados mostram que o psicológico do pai de Bruno e bem rigido e serio.
5-
a) A segunda guerra mundial durou de 1939 a 1945 e matou de 60 a 70 milhões de pessoas. O conflito começou a partir de uma agressão da Alemanha nazista contra a Polônia. A segunda guerra mundial deu início em 1° de setembro de 1939.
O nazismo começou na Alemanha no final de 1910 e no início de 1920. O nazismo foi uma das principais expressões do fascismo europeu durante o período entre guerras.Tendo como principal lideraça Adolf Hitler. Que foi
ex-cabo do exército alemão na 1° Guerra Mundial, um dos maiores nazistas do mundo.
Durante a guerra ocorreu o holocausto que se trata do assassinato em massa de milhões de judeus.
b) As pessoas que Bruno pergunta au pai são judeus.
c) Eu não concordo que Bruno e "aquelas pessoas" não tenhão nada em comum pois só por eles serem judeus não significa que eles não sejam seres humanos.
6-
a) Hitler é um homem nazista que pensa que judeus não são pessoas e isso faz com que sua ideologia seja completamente o diferente do discurso que o personagem fez, pois ele diz que todos somos iguais e que temos que lutar por um mundo mais justo.
b) Na bandeira a cor vermelha representa o lado social, e o branco o pensamento nacionalista do movimento e a suástica a vitória dos povos arianos sobre o judaísmo.
Turma 602
Beatriz de Souza dias.
Olá professor, boa noite. Aproveitando o assunto gostaria de indicar o filme "Jojo Rabbit" ele retrata o nazismo do ponto de vista de um menino alemão de dez anos.
ResponderExcluirTurma 602
Beatriz de Souza Dias
1-A=Porque lá era um lugar onde seu pai trabalhava e que se as crianças entrassem poderiam atrapalhar ele de alguma forma.
ResponderExcluirB=Ele fez isso para expressar com mais força a questão de não poder entrar naquele local.
2-pelo que eu li eu acho que Fúria é o chefe do pai de bruno e o chamam daquele geito prque ele parece ser uma pessoa brava e mal-educada.
3-Que o trem que Bruno embarcou era bem mais vazio e confortável do que o outro que estava cheio de pessoas. Isso pode denunciar que aquelas pessoas são quem vão estar com o pijama listrado.
4-Que seu pai é uma pessoa brava. a
5-A=a Segunda Gerra Mundial durou entre 1939 á 1945 onde muitas pessoas morreram no conflito entre os Aliados (Destacando-se o Estados Unidos,França e Inglaterra) que acabou vencendo e o Eixo(Com Alemanha, Japão e Itália como maiores influencias). O Holocausto foi a morte em massa de Judeus e outros grupos discriminados pelo nazismo, que aconteceu em países conquistados pela Alemanha e também nela própria.Nazismo é um grupo que maltratava pessoas que achavam inferiores, além disso eles se achavam superiores a qualquer outro povo, o grupo do nazismo foi fundado em 5 de janeiro de 1919, mas no início dos anos 1920 Adolf Hitler começou a liderar esse grupo.Hitler foi líder do partido nazista, também torno-se chefe do governo da Alemanha alguns anos depois, ganhou popularidade por acabar com os problemas da Alemanha e por ignorar restrições sobre a primeira grande guerra. Ele também defendia o nazismo, o regime autoritário e que a Alemanha era superior a qualquer outro país.
B=Aquelas pessoas são pessoas que eles achavam inferiores como os Judeus.
C=Sim, porque só lendo aquela parte da a entender que as pessoas não tem nada ver com o garoto, além disso da para ver que aquelas pessoas são maltratadas e ele já é bem cuidado.
6-A=Hitler queria descartar quem ele achava inferior e promover o nazismo, já o homem do vídeo queria lutar pela liberdade e a felicidade.
B=Aquela bandeira simbolizava o nazismo.
Oi professor!
ResponderExcluir1-
a) Era proibido entrar no escritório pois lá era o local onde o pai de Bruno trabalhava e porque não era direito de Bruno ficar entrando lá sem permissão.
b) A escolha foi para enfatizar a frase que sempre se repetia quando tinha que falar sobre o escritório.
2- O Fúria na verdade foi um nome para se referir ao Hitler que era o líder do partido Nazista e que foi o principal instigador da segunda guerra mundial. O autor escolheu esse nome para Adolph Hitler porque ele era mau e raivoso.
3- A diferença dos dois trens é que onde Gretel e Bruno estavam estava era confortável e tinha poucos outros passageiros, estava cheio de bancos vazios e o ar era fresco quando as janelas estavam abertas. Já o outro
trem estava com uma multidão de gente. Esse trecho denuncía que o pai de Bruno não era totalmente do bem e que eles maltratavam aquelas pessoas.
4- Que o pai de Bruno era uma pessoa bastante séria.
5-
a ) A segunda guerra mundial foi a maior guerra da história, durou seis anos e envolveu a maioria das nações do mundo com mais de cem milhões de militares. Foi a única vez que armas nucleares foram utilizadas.
O regime nazista era liderado pelo ditador Adolph Hitler, e era baseado no ódio e na supremacia racial. Hitler mobilizou a Alemanha contra os judeus e foi o responsável pelo holocausto, genocídio de cerca de 6 milhões de judeus durante a 2ª guerra.
b) Aquelas pessoas eram os judeus.
c) Não concordo. Porque a ideia que eles (os alemães) tinham era errada de acreditar que eram melhores e por isso tratar com desigualdade.
6- Enquanto Hitler incentivava o ódio, a desigualdade entre as pessoas e utilizava as máquinas para matar e a inteligência permanecer no poder, o discurso do filme fala o oposto. Fala da união entre os homens em busca de do bem estar igualmente para todos e a utilização da inteligência e das máquinas para melhorar a vida dos homens.
Oi Professor:
ResponderExcluir1-a) Porque o pai precisava se concentrar no seu trabalho. Portanto, ninguém podia entrar.
b) Creio que era para realçar a seriedade da regra.
2- Fúria era o Hitler. Bruno chamava-o assim porque ele não entendia direito e falava do jeito que entendia (o correto é Fùhrer mas entendia Fúria).
3- O trem onde Bruno estava era o trem de alemães e de outros de grande importância. O outro trem levava os judeus, para os campos de concentração. A ingenuidade de Bruno sobre o conflito na época (me refiro o conflito entre os nazistas e os judeus).
4- Um homem sério e rígido (tanto quanto as regras na casa quanto em seu trabalho).
5-a) A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.
Nacional-Socialismo (em alemão: Nationalsozialismus), mais comumente conhecido como nazismo, é a ideologia associada ao Partido Nazista, ao Estado nazista, bem como a outros grupos de extrema-direita. O nazismo apoiava teorias como a hierarquia racial e o darwinismo social, sendo que os povos germânicos (chamados de raça nórdica) eram descritos como os mais puros da raça ariana e eram, portanto, vistos como a "raça superior". O movimento tinha como objetivo superar as divisões sociais para criar uma sociedade homogênea, ao mesmo tempo em que buscava unidade nacional e tradicionalismo.
Holocausto também conhecido como Shoá , foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, no maior genocídio do século XX, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra.Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o período.
Adolf Hitler foi um político alemão que serviu como líder do Partido Nazista (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei; NSDAP), Chanceler do Reich (de 1933 a 1945) e Führer ("líder") da Alemanha Nazista de 1934 até 1945. Como ditador do Reich Alemão, ele foi o principal instigador da Segunda Guerra Mundial na Europa e figura central do Holocausto.
Hitler nasceu na Áustria, então parte do Império Austro-Húngaro, e foi criado na cidade de Linz. Mudou-se para a Alemanha em 1913 e serviu com distinção no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial.
Hitler defendia o antissemitismo – o preconceito e ódio contra os judeus – e o anticomunismo – a negação do comunismo e de seus seguidores.
b) Eram judeus.
c) Não concordo, porque foi um assassínio sem nenhum motivo aparente, causava muita desigualdade e (segundo um dos filmes que vi sobre o judaísmo pelo nazismo) mostrava os judeus como seres nada humanos.
6- Hitler criava e espalhava ódio, medo, raiva e muitas guerras, criava máquinas e veneno para matar, e se achava o mais superior de todos.
Boa tarde a todos!
Richard Henrique Miranda de Moraes Camacho
Ih Professor!
ResponderExcluirNa 6, esqueci de colocar uma resposta. Aí vai:
6-b)A cor vermelha representa o lado social, o branco o pensamento nacionalista do movimento e o preto a vitória dos povos arianos sobre o judaísmo.
1- a) Pois era onde o pai trabalhava. b) Para dar ênfase.
ResponderExcluir2- Fúria era o chefe do pai, e era muito sério, por isso o nome.
3- Isso estaria denunciando a diferença social daquelas pessoas.
4- Que ele era sério e provavelmente se irritava fácil.
5- a) A Segunda Guerra Mundial foi de 1939 até 1945, causando a morte de 60 milhões a 70 milhões de pessoas, a guerra teve como estopim a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939. Caracterizado como uma maneira de fascismo que incorpora o racismo científico e o antissemitismo, o nazismo se desenvolveu a partir das influências de ideias pangermânicas, do movimento nacionalista alemão e de grupos paramilitares anticomunista. Hitler foi o governante da Alemanha de 1933 até 1945. Ditador e líder do Nazismo durante a Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, Holocausto foi o genocídio cometido pelos nazistas. b) Judeus. c) haveriam, pois são seres humanos.
6- a) O governo de Hitler era ganancioso e mau, o discurso feito no vídeo, representa basicamente o oposto ao governo de Hitler. b) O vermelho é o lado social, o branco o nacionalismo e a vitória sobre os Judeus do povo Ariano.
Aluno: Gustavo Fariña Simioni
Turma: 604