Querid@s,
como vocês estão?! Espero que bem! Li as respostas de vocês e estou gostando muito do modo como estão progredindo na leitura do livro. Só uma orientação: ao redigir as respostas, procurem seguir o padrão escrito, mesmo aqui no ambiente virtual: letras maiúsculas no início de frase, respostas completas, sem 'porque', 'que' ou 'pois' no início, está bem? Claro que nossa linguagem muda nos ambientes virtuais, mas, como estamos trabalhando com escrita e leitura, vamos procurar cuidar desse aspecto também!
Seguem, abaixo, comentários sobre cada questão.
1) O título de um texto é algo muito importante. Ele nos direciona já para possíveis interpretações, isto é, permite-nos fazer inferências, elaborar conclusões e caminhos de leitura antes mesmo de ler o texto completo. Sempre que forem ler um livro, um capítulo, qualquer tipo de texto, perguntem-se: "O que esse título quer dizer?". Vocês verão que a leitura ficará muito mais fácil.
No caso do título do capítulo 4, "O caso perdido", a expressão refere-se ao modo como Bruno chamava a irmã, Gretel, por ela criar 'encrencas' com ele e o irritar sempre.
2) Bruno é um menino curioso, questionador, que gosta de ler e explorar os espaços. Gretel, por sua vez, é mais velha que o irmão, estudiosa e se sente superior a ele, irritando-o na companhia de suas amigas.
3)
a) Bruno caracteriza a menina como 'monstrenga' porque ela gostava de o irritar, fazendo brincadeiras desagradáveis com ele, como se fosse uma pessoa ruim, um 'monstro'.
b) A terminação '-enga', que chamamos de sufixo, pois aparece no fim da palavra, enfatiza as características ruins da menina, expressando a ideia de que ela era alguém muito desagradável.
4) A opinião comum entre Bruno e sua irmã era a de que a casa de Haja-Vista era desconfortável, fria, desagradável; ambos preferiam a casa de Berlim, onde tinham também por perto os avós e os amigos e amigas.
5) Ao apertar a boneca contra o peito, Gretel faz uma referência à infância, como se aquele objeto a transpusesse para um período da vida menos difícil, mais seguro. A atitude da irmã de Bruno revela que ela se sentiu angustiada com o que viu pela janela, experimentando uma sensação de medo.
Agora, vou postar as imagens que vocês me mandaram.
Depois, farei uma nova postagem, com questões sobre o capítulo 4!
Não deixem de fazer nem de avisar aos amigos que não estão entrando aqui, para que possam participar da discussão também, caso tenham acesso à internet e disponham de aparelhos adequados.
Grande abraço, sempre com saudade,
Prof. Tiago.
Este 'blog' é uma iniciativa do Professor Tiago Cavalcante, do Departamento de Português do Colégio Pedro II. Seu objetivo é estreitar os laços afetivos com as turmas de 6º ano do 'Campus' Centro, além de contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e produção de texto das turmas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Despedida - por enquanto!
Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem! Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...
-
Querid@s, boa noite! Chegamos, agora, ao capítulo 5, no qual conhecemos um pouco melhor o antagonista da história, o pai de Bruno. O anta...
-
Querid@s, bom dia! Já vi que Gabrielle e Victória responderam às últimas reflexões sobre O menino do pijama listrado. Continuem, por favor...
-
Querid@s, conforme havíamos combinado na nossa primeira semana de aula, nossa leitura do 1º trimestre seria O menino do pijama listrado , ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário