sexta-feira, 17 de julho de 2020

REFLEXÕES SOBRE O CAPÍTULO 4, "O QUE ELES VIRAM ATRAVÉS DA JANELA"

Boa tarde, querid@s!

Seguem, abaixo, questões sobre o capítulo 4, "O que eles viram através da janela". Respondam, por favor, nos comentários!

Semana que vem, comento novamente.

1) No capítulo 4, Bruno e Gretel mostram-se confusos ao observar o que há no terreno atrás da casa de Haja-Vista. Num primeiro instante, o narrador descreve um jardim:

"Havia um jardim logo abaixo da janela de Bruno. E era bem grande, repleto de flores crescendo em seções bastante ordenadas, que aparentavam ser cuidadas com muito zelo por alguém que sabia que plantar flores num lugar como aquele era uma boa coisa a se fazer, como acender uma pequena vela no canto de um enorme castelo numa charneca enevoada durante uma noite escura de inverno." (p. 34-5)

Explique a comparação feita pelo narrador entre "plantar flores" e "acender uma pequena vela".

2) Releia:

"A uns cinco metros mais adiante do jardim e das flores e do banco com a placa, tudo ficava diferente. Havia uma enorme cerca de arame que envolvia toda a casa e se voltava para dentro do topo, estendendo-se em todas as direções para onde a vista de Gretel não alcançava. A cerca era muito alta, ainda maior do que a casa na qual estavam, e havia imensos mourões de madeira, como postes telegráficos, distribuídos ao longo dela, mantendo-se a pé. Sobre a cerca, havia grandes rolos de arame farpado entrelaçados em espirais, e Gretel sentiu uma pontada inesperada de dor dentro de si ao olhar para as pontas afiadas que sobressaíam ao longo de toda a extensão." (p. 35)

a) Que diferenças podemos observar entre o jardim e o espaço descrito neste parágrafo?

b) Considerando a história APENAS ATÉ o capítulo 4, levante hipóteses: que lugar seria esse, por quê?

3) Em um diálogo com Bruno, Gretel afirma: "Papai odeia as coisas modernas." (p. 36). O que essa fala revela sobre o pai dos dois?

4) Ao descrever a postura das pessoas que viviam no espaço cercado por arames farpados, o narrador afirma que elas estavam sempre "olhando para o chão", enquanto os soldados marchavam. O que essas informações apontam sobre o tipo de relação social ali estabelecida?

5) Ao final do capítulo, nos dois últimos parágrafos, Bruno chega a uma conclusão acerca das pessoas avistadas pela janela.

a) Que conclusão é essa?

b) Considerando o pensamento de Bruno, o que simbolizaria o "pijama listrado"?

6) Elabore uma montagem (no computador ou em folha de papel) em que você "vista" com um "pijama listrado" alguém representativo de algum grupo social brasileiro semelhante àquele preso entre os arames farpados.

Você pode produzir sua montagem usando recortes de revista/jornal, imagens da internet ou até mesmo desenhos próprios. Depois, envie para meu e-mail, até sexta, 24/07: tcavalcantes@gmail.com

Grande abraço e boa semana para vocês!
Com afeto e saudades,
Prof. Tiago

Violeira on Twitter: "Vejam o número da cabana do campo de ...

35 comentários:

  1. 1- Ele faz essa comparação, pois ambas trazem uma luz ao lugar, as flores iluminam e deixam o lugar mais harmônico, com mais vida e também é assim com a vela, ela trás pelo menos um pouco de luminosidade ao lugar escuro e sombrio.

    2- a) As principais diferenças eram que, o jardim era cheio de vida, um lugar iluminado, bem cuidado, bonito e convidativo enquanto mais adiante era um lugar escuro, perigoso, medonho e hostil.
    b) Seria uma floresta de difícil acesso que não fora bem tratada, onde moravam homens de diferentes idades.

    3- Revela que o pai era uma pessoa com hábitos e gostos antigos, alguém bem tradicional que não aceita a modernidade.

    4- Essas informações nos mostram que havia um mandante naquela relação, alguém que mandava e os outros obedeciam, elas mostram um certo medo, receio, que as pessoas obedecendo tinham. Essas informações nos mostram muito do que era o relacionamento dos soldados com os judeus!

    5- a) Bruno chegou a conclusão de que todos ali usavam as mesmas roupas, um "pijama listrado".

    b) Poderia simbolizar a união de uma grande família,uma confraternização entre pessoas conhecidas, amigos, pois na minha opinião ele não viu como pessoas "presas" e sim como pessoas juntas, que se conhecem e colocaram a mesma roupa, mas posso estar errada.

    Pietra-606
    OBS: Irei mandar todos os trabalhos de desenhar ou de fazer algo no papel para o seu e-mail, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Pietra! Só reveja a questão 5. Releia o capítulo. Será que Bruno via o pijama listrado assim mesmo? Perceba com quem ele compara as pessoas avistadas no terreno nos fundos de sua nova casa. Abraços!

      Excluir
  2. Professor, eu pretendo fazer um desenho. Mas é para eu fazer sobre uma pessoa que se encache dentro de algum grupo social brasileiro que sofre algum tipo de "preconceito" e vesti-lo com um "pijama listrado"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Pietra! Por exemplo: uma colega sua já mandou: um índio com pijama listrado. Um abraço.

      Excluir
  3. 1) No capítulo 4, Bruno e Gretel mostram-se confusos ao observar o que há no terreno atrás da casa de Haja-Vista. Num primeiro instante, o narrador descreve um jardim:


    Explique a comparação feita pelo narrador entre "plantar flores" e "acender uma pequena vela". Quando você acende uma pequena vela no canto de um enorme castelo a noite não clareia quase nada, então a pessoa que plantou as flores naquele ambiente triste e feio estava tentando dar um pouco de cor, esperança para o ambiente.


    2) Releia:
    a) Que diferenças podemos observar entre o jardim e o espaço descrito neste parágrafo? No jardim tudo era verde, as flores eram coloridas, era tudo lindo, já após a cerca não tinha um sinal de verde, o chão era árido e marrom.

    b) Considerando a história APENAS ATÉ o capítulo 4, levante hipóteses: que lugar seria esse, por quê? Segundo Gretel esse lugar seria uma fazenda, pois quando ela fala sobre o interior ele diz que é onde ficam os fazendeiros e os animais.

    3) Em um diálogo com Bruno, Gretel afirma: "Papai odeia as coisas modernas." (p. 36). O que essa fala revela sobre o pai dos dois? Está fala revela que ele gosta de coisas antigas "rústicas".

    4) Ao descrever a postura das pessoas que viviam no espaço cercado por arames farpados, o narrador afirma que elas estavam sempre "olhando para o chão", enquanto os soldados marchavam. O que essas informações apontam sobre o tipo de relação social ali estabelecida? Eles tinham pavor dos soldados pois eles torturavam-os e os tratavam como se eles fossem escravos.

    5) Ao final do capítulo, nos dois últimos parágrafos, Bruno chega a uma conclusão acerca das pessoas avistadas pela janela.

    a) Que conclusão é essa? Eles chegaram a comclusão que aquele lugar com certeza não era um fazenda.

    b) Considerando o pensamento de Bruno, o que simbolizaria o "pijama listrado"? Considerando o pensamento de Bruno os pijamas seriam uniformes das pessoas que supostamente trabalhavam lá.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Gabriele! Reveja, porém, a questão do pai. O que significa dizer que ele era uma pessoa 'rústica'? Sobre a última questão, será que Bruno não enxergava um pouco mais sobre o pijama listrado? Releia o final do capítulo. Abraço grande.

      Excluir
  4. Professor eu postei o mesmo comentário duas vezes pois na primeira vez meu nome estava como unknown e eu não consegui alterar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Gabriele! Estou lendo as respostas de vocês para comentar. Abraços

      Excluir
  5. 1-O narrador fala que "plantar flores" e "acender uma pequena vela" são parecidos porque fazem uma grande diferença nos espaços, as flores no jardim e a vela no castelo.Ele diz que se fizermos essas coisas daremos vida ao lugar, uma luz.

    2-a)O jardim era um lugar vivo, bonito, cheio de cuidado e amor.Já o espaço descrito era um lugar muito triste, medonho, sem vida e mal cuidado.
    b)Esse lugar seria um campo onde os soldados treinam para participar da guerra.Por causa da quantidade de soldados que haviam naquele lugar.

    3-Revela que o pai dos dois era uma pessoa que não gostava das coisas modernas, isso significa que ele era fechado para novas ideias, para novas conclusões.

    4-A relação social ali estabelecida era uma relação de medo e de angústia para as pessoas de pijama e ordem e de poder para os soldados.

    5-a) Essa conclusão era de que todas as pessoas estavam usando um conjunto de pijama cinza listrado e um boné cinza na cabeça.
    b)O pijama listrado simbolizava pessoas que vivem sozinhas nas ruas da vida e que não tinham parentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Victória! Só reveja a letra b) da questão 2. Será que o Bruno e Gretel viam aquele espaço como um espaço só de soldados? E as pessoas de pijama listrado? Grande abraço!

      Excluir
  6. 1- Ao ascender uma vela em uma noite escura de inverno ilumina-se o lugar, e a comparação feita é que as flores representam a vela e aquele lugar a noite escura de inverno.

    2-
    a) Muitas, para começar o jardim era florido e bem cuidado diferente da outra parte que era seca e sem flores; outra diferença a se notar, é que o jardim era bonito e agradável para descansar e a outra parte era cercada com arames e grades tornando o lugar desagradável e nada confortável.

    b) Pelas descrições feitas eu diria que seria algum campo de trabalho ou algum tipo de prisão.

    3- Revela ser uma pessoa antiquada que não aceita as novas maneiras de pensar, uma pessoa com mente fechada.

    4- Revela que as pessoas de pijama listrado tinham medo dos soldados e que nunca deviamolharnós olhos deles u se comparar a eles.

    5-
    a) No final Bruno chegou a conclusão de que era incrível todas aquelas pessoas usarem as mesmas roupas e bonés.

    b) Algum uniforme de trabalho.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Wendel! Só releia o final do capítulo! Bruno compara aquelas pessoas a quem? Será que é a trabalhadores mesmo? Um abraço.

      Excluir
  7. 1) O fato de plantar flores e acender uma pequena vela simboliza uma luz naquele lugar, um sinal de vida para dar mais importância em um lugar triste e sólido.

    2)a) O jardim era um lugar bem cuidado com várias plantações e é um lugar bem alegre, já o espaço descrito no parágrafo tinha uma cerca muito alta e havia imensos mourões de madeira. Sobre a cerca havia grandes rolos de arame farpado e lá não tinha verde nenhum e o chão parecia feito de uma substância arenosa.

    b) Seria uma fazenda com pessoas de pijama.

    3) Revela que o pai deles é uma pessoa que se adaptou com coisas antigas e que não gosta de coisas novas.

    4) Aponta que os soldados eram superiores às pessoas do campo e que não era estabelecido nenhum tipo de relação (amizade) entre eles.

    5)a) As pessoas do campo usavam a mesma roupa: um conjunto de pijama cinza listrado com um boné cinza listrado na cabeça.

    b) Significava que todas aquelas pessoas tinham algo em comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Ricardo! Um senão apenas: reveja a construção do pai como uma pessoa que odeia coisas modernas. Será que ele é assim só porque não gosta de coisas novas? Essa informação não aponta para algo mais profundo na história? Sobre o pijama listrado, releia também o final do capítulo: a quem Bruno compara aquelas pessoas? Grande abraço!

      Excluir
  8. 1-A comparação que o narrador fez da o sentido de trazer luz,alguma esperança.
    2-a)A diferença seria de o Jardim ser um lugar bonito,agradável e vivo,já o espaço descrito no parágrafo relata um lugar medonho,feio e ruim
    b)Seria um campo de trabalho com pessoas vestidas de pijama.
    3-Revela que o pai prefere coisas antigas,pois não consegui se adaptar as coisas modernas.
    4-A relação estabelecida e de que os soldados "mandam" nas pessoas com pija.a listrado.
    5-a)Nos dois últimos parágrafos Bruno chega a conclusão de que as pessoas usavam um pihama com boné listrado.
    b)Significava algum tipo de uniforme de trabalho.

    João Gabriel 602

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, João! Só tente reler o capítulo repensando no seguinte: o pai odiar coisas modernas significa apenas que ele gostava de coisas antigas? A que o Bruno se refere como moderno na cena? Lembra? Outra coisa: no final do capítulo, Bruno compara as pessoas com pijamas listrados a outras. Quem são essas pessoas? Qual o porquê dessa comparação? Grande abraço!

      Excluir
  9. 1-As flores fazem o local ficar mais belo e a vela acesa ilumina.Ambos dão beleza e vida aquele lugar.

    2-
    a)A diferença é que:o jardim era um local agradável, bonito.Já do outro lado da cerca era um local feio, triste.

    b)Este local seria uma prisão.Porque as pessoas eram mantidas prisioneiras e eram maltratadas pelos soldados.

    3-Ele prefere se prender ao passado.

    4-Que naquele local havia uma hierarquia.

    5-
    a) A conclusão é que as pessoas de lá ,pareciam não ter parentes e usavam as mesmas roupas(iguais).Eles tinham algo em comum.

    b)O pijama listrado é o uniforme usado por aquele grupo de pessoas.

    Júlio César 606

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Júlio! Só repare em duas questões: o que significa dizer que o pai de Bruno se prende ao passado? Será que é apenas isso? Sobre o pijama listrado, a quem Bruno compara as pessoas que 'trabalham' nos fundos de sua casa? Lembra? Tente reler o final do capítulo. Grande abraço!

      Excluir
  10. 1-Que as duas coisas são uma boa ideia, Já que é bem melhor você acender uma vela do que ficar no escuro ou fazer um jardim para deixar um lugar mais agradável.
    2-A=Que o jardim é algo bonito de se ver, é agradável. Já o lugar com arame farpado é um local horrível que não vão querer olhar como o jardim.
    B=Pode ser pessoas que por algum mutivo estão lá presas e não podem sair.
    3-Que ele não gosta das coisas novas ou diferentes de seu normal.
    4-Que os soldados fazem alguma coisa com os habitantes que fazem niguém se gostar entre os soldados e os de roupa listrada.
    5-A=Que todas as pessoas usam a mesma roupa.
    B=Algo novo ou incomum que ele viu pela primeira vez, que deu um sentimento de surpresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Gabriel! Reveja, porém, a questão 4, pois as informações estão um pouco confusas. Quem não se gostava? Sobre o pijama listrado, releia o fim do capítulo: a quem Bruno compara as pessoas que 'trabalham' nos fundos da casa de Haja-Vista? Grande abraço!

      Excluir
  11. Boa noite, querid@s! Meu computador antigo queimou e não teve jeito no conserto. O novo só chegou agora à tarde. Vou ler tudo com calma e fazer as postagens, tá? Fico feliz de ver que estão respondendo e mandando as atividades. Abraço grande!

    ResponderExcluir
  12. 1. É uma comparação de como você pode tornar um ambiente mais agradável com pequenos gestos, mesmo que naquele momento não seja o melhor lugar do mundo. 2. Que o jardim é um espaço acessível para Bruno e sua família e um lugar tranquilo para passar o tempo já esse espaço é inacessível para ele e sua irmã, pois um lugar com arame farpado não seria um lugar para crianças e não aparenta ser um lugar tranquilo, dois se fosse tranquilo, porque teria um arame farpado em volta de lá? 4. Que as pessoas que vivem lá tem medo que eu soldados façam algo com eles. 5.a) Que aquelas pessoas não tinham parentes, vivem solitárias e usavam as mesmas roupas. b)Bruno Achava que o pijama listrado era apenas o uniforme dessas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Victor! Apenas um senão: será que Bruno só entendia o pijama listrado dessa forma? Releia o fim do capítulo! Grande abraço!

      Excluir
  13. 1-Ao plantar as flores naquele lugar, ele ficou mais alegre, como se acendesse uma vela em um lugar escuro.
    2-a)O jardim era um lugar alegre e tranquilo, porém esse lugar que ele descreveu parece ser triste e perigoso
    b)Seria o lugar onde as pessoas de pijama listrado ficavam.
    3-Revela que ele é uma pessoa que só gosta das coisas antigas e que não gosta que as coisas ao seu redor mudem.
    4-Essas pessoas tinham medo dos soldados.
    5-a)Que aquele lugar não era uma fazenda.
    b)Um uniforme que aquelas pessoas usavam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Ricardo! Apenas reveja a última questão. Que comparação Bruno estabelece no fim do capítulo? Será que o pijama seria, na sua visão, apenas o uniforme? Releia o finalzinho! Grande abraço!

      Excluir
  14. Oi professor!!!
    1- O narrador compara essas duas ocasiões pois em ambos os casos tanto as flores quanto a vela simboliza uma luz, uma alegria em lugares sombrios e tristes.

    2-
    a) O jardim era um lugar florido e bonito mas à uns metros de distância, tudo ficava mais sombrio e feio, com uma cerca muito alta de arames farpados e não tinha nada a ver com o jardim

    b) Esse lugar seria um campo de treinamento, porque o narrador conta que na frente tem um jardim florido e atrás tem uma grande cerca que serviria para treinos militares.

    3- Que ele é muito conservador, não gosta de novas coisas .

    4- A relação social que eles tinham era de medo em relação aos soldados.

    5-
    a) Ele tirou a conclusão que todos vestiam o mesmo pijama listrado

    b) Simbolizava um uniforme para as pessoas que vivem sozinhas nas ruas e não tem família.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Maria Luísa! Você está aproveitando bem a leitura do livro. Apenas um senão na questão 2 b): será que aquele espaço era apenas um lugar de treinamento militar? E as pessoas de pijama listrado? Grande abraço!

      Excluir
  15. Oi professor! As respostas:

    1) Representava a delicadeza e a esperança, que as duas mostravam.


    2)a) O jardim era lindo e alegre. Já o resto do quintal era um lugar triste e feio.
    b) Era uma parte do campos de concentração onde ficavam as câmaras de gás e as instalações judias.

    3) Que o pai não deixava de largar seus hábitos antigos e não gostava de se "atualizar", por assim dizer, para as coisas novas.

    4) Que eles eram tristes e ficavam com muito medo dos soldados.

    5)a) Ele percebeu que todos naquele lugar vestiam um conjunto de boné cinza de pijama com listras azuis fracas e brancas, e que ele achou "incrível"; mas a realidade era justamente o oposto...
    b) Que seriam de um mesmo grupo.

    Professor, onde posso achar o filme do livro? Estou morrendo de vontade!

    Boa noite a todos!
    Richard Henrique Miranda de Moraes Camacho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Richard! Excelente! Reveja apenas a última questão. Lembra a quem Bruno compara as pessoas de pijama listrado?

      Sobre o filme, você já leu o livro todo? Se sim, você encontra no Youtube algumas versões com baixa qualidade, mas também o original, para alugar ou comprar. Se você não terminou o livro ainda, sugiro que espere. É sempre mais rico ver o filme depois, para estabelecer comparações.

      Grande abraço!

      Excluir
  16. Querid@s, meu computador novo teve de ser configurado e demorou um pouco para que eu pudesse usá-lo. Até amanhã, respondo tudo e faço novas postagens, tá? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. 1-A flor traz vida ao lugar assim como a vela que traz luz na escuridão. A comparação é que nas duas situações podemos ver uma esperança.

    2-a) O jardim dava uma sensação de liberdade mas adiante era um lugar muito escuro e morto.

    b) Lendo ate o capitulo 4 eu não conseguiria saber que lugar é esse.

    3- Que ele e um homem que não gosta da inovação.

    4- Que era uma relação de medo.

    5-a) Ele chegou a conclusão que todos estavam usando um pijama listrado

    b) Uma prisão

    ResponderExcluir
  18. 1- Representa algo que deveria ser feito, pois seria um desperdício não plantar flores num grande jardim e não acender uma vela num grande castelo.
    2- a) O jardim era alegre e bonito, já a área descrita é aterrorizante. b) Lendo até o capítulo 4, não seria possivel saber muito bem, talvez eu pensasse que nem fosse algo importante para a história.
    3- Revela que o pai provavelmente não aceitaria novas ideias.
    4- Que os soldados tinham autoridade sobre eles.
    5- a) Ele percebeu que todos usavam pijamas listrados. b) Ele achava incomum e muito estranho uma situação em que todos se vestiam iguais.
    Aluno: Gustavo Fariña Simioni
    Turma: 604

    ResponderExcluir

Despedida - por enquanto!

Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem!  Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...