Querid@s, boa tarde!
Como vocês estão? Como sabem, meu computador antigo queimou logo após as postagens do dia 17. Tentei consertá-lo, mas não houve jeito. Por isso, tive de comprar outro e só agora o tenho aqui para poder responder a vocês com calma.
Vamos lá?
Como vocês devem ter percebido, o capítulo 4 ainda compõe a apresentação da narrativa, isto é, o momento da história em que vamos conhecendo melhor o espaço, o tempo e as personagens. Entretanto, o que Bruno e Gretel enxergam pela janela já aponta para o nó que se tecerá, isto é, para o problema que conduzirá o movimento do livro.
Vamos, então, às questões:
1 - Ao comparar as flores do jardim a uma pequena vela, o narrador nos dá uma pista: assim como a pequena vela ilumina o espaço sombrio e enevoado de um castelo em noite de inverno, aquelas flores no jardim constituíam o lado positivo do terreno avistado por Bruno e Gretel, terreno esse que se estendia até o espaço onde ficavam presas as pessoas com pijama listrado - judeus condenados a trabalhos forçados e à morte no campo de concentração, como descobrimos depois. Observem que a imagem das flores e a da vela não aparecem de modo inocente; funcionam como uma figura, um símbolo para que possamos refletir de maneira mais profunda acerca do cenário que se constrói na história. Essa é uma estratégia dos textos literários: a construção de imagens que representarão ideias mais abstratas. Por isso, temos de ter muita atenção com o discurso literário - nada nele é em vão, tudo significa mais do que aparenta significar.
2 -
a) O jardim é um espaço acolhedor, agradável; já o terreno avistado é um espaço hostil, que remete a uma ideia de prisão ("arames farpados", "imensos mourões de madeira").
b) Considerando a história apenas até o capítulo 4, parece que é um lugar em que pessoas trabalham e do qual, talvez, não possam sair.
3 - O contrário de 'moderno' é conservador. Nesse caso, Gretel aponta para o pai como alguém conservador, que defende, provavelmente, ideias, visões, valores muito tradicionais e cristalizados. Na narrativa, Bruno diz à irmã que as casas do terreno avistado ('cabanas', em sua visão) são 'modernas', ao que Gretel responde: "Papai odeia as coisas modernas". Assim, podemos concluir que as pessoas de pijama listrado e o espaço envolvido por arames farpados seriam alvos do ódio do pai.
4 - O fato de as pessoas com pijama listrado olharem apenas para o chão enquanto os soldados gritam e marcham aponta para uma submissão, obediência daquelas pessoas em relação aos militares que as vigiavam.
5 -
a) A conclusão a que Bruno chega é a de que as pessoas com pijama listrado se pareciam com pessoas que viviam nas ruas e não tinham parentes.
b) Pela visão de Bruno neste trecho da narrativa, o pijama listrado seria uma espécie de marca para as pessoas que viviam abandonadas, oprimidas e sem referências.
Na próxima postagem, vou expor as montagens que vocês realizaram com o pijama listrado. Ficaram excelentes!
Abraço grande e saudoso!
Prof. Tiago
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