Seguem, abaixo, mais algumas questões para refletirmos juntos! Por favor, como da outra vez, respondam aqui nos comentários. Depois, farei uma nova postagem também comentando as questões.
1) Por que o título do capítulo é "O caso perdido"? Que "caso" estaria "perdido"? Por quê?
2) Com base nas informações do capítulo, compare as descrições que o narrador faz sobre Bruno e sua irmã, Gretel.
3) Releia:
"O Bruno não tem nove anos, mas apenas seis", dizia uma monstrenga em especial, repetindo de novo e de novo numa voz cantalorante, dançando e cutucando-o entre as costelas." (p. 27)
Observe que, apesar de o narrador ser observador, isto é, narrador em 3ª pessoa, que narra de fora da história, sua voz acaba servindo também para expressar um juízo de valor de Bruno sobre a amiga da irmã.
a) Explique por que a menina é caracterizada como 'monstrenga' no trecho.
b) Sabe-se que a palavra destacada vem de "monstro". Que sentido a terminação "-enga" confere ao vocábulo?
4) Apesar de diferentes, Bruno e Gretel apresentam uma opinião em comum no capítulo. Que opinião é essa e por que ela é comum aos dois?
5) Ao final do capítulo, quando Bruno se dirige à janela para ver as crianças, sendo acompanhado por sua irmã, o narrador diz sobre Gretel:
"Ela soltou um suspiro fundo ao fazê-lo, parando para depositar a boneca na cama, mas mudou de ideia e a pegou novamente, apertando-a contra o peito [...]" (p. 32)
O que o gesto de Gretel - de deixar e, depois, pegar a boneca, apertando-a contra o peito - revela sobre o que a personagem estava sentindo?
6) Com quem, até o momento, você está se identificando mais na história, com Bruno ou com Gretel? Por quê?
7) Escolha UMA cena do capítulo e a transforme em uma tirinha (HQ). Não se esqueça de que você deve adaptar a linguagem verbal (as palavras) para a mista (palavras e imagens, no caso de uma tirinha). Mandem para o meu email, por favor: tcavalcantes@gmail.com
Aguardo o retorno de vocês!
Grande abraço!
Prof. Tiago
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1-O nome do capítulo é "caso perdido" porque fala sobre a irmã de Bruno, e para ele, Gretel é um caso perdido, por causa da suas diferenças, não só de idade, mas também porque ela gostava de irritar o irmão.
ResponderExcluir2-O narrador fala sobre Gretel como se fosse Bruno descrevendo a irmã. O narrador diz que Bruno achava que a irmã era encrenca desde de o primeiro dia, diz que ela tem hábitos desagradáveis, como ficar horas no banheiro e não se importar se Bruno queria ir ao banheiro ou não, fala que Gretel tinha uma coleção de bonecas de que ele tinha medo e que ela e suas amigas gostavam de falar que o irmão parecia mais novo do que realmente era.
3-a)Bruno não gostava das amigas de Gretel, principalmente quando elas diziam que ele era muito pequeno, e por isso apelidou a menina de monstrenga.
b)o sufixo "-enga" se refere a uma pessoa que deforma a realidade .
4-Os dois não achavam a casa nova agradável e não gostavam dela.E isso era a única coisa em que eles concordavam.
5-Esse gesto de Gretel revela que ela estava com medo e talvez um pouco apreensiva com o que poderia ver pela janela do seu irmão.
6-Eu me identifico , com os dois, ora Gretel, ora Bruno.Com Bruno me identifico porque ele gostava bastante de explorar, de viver a vida, e de ler livros de aventura.E com Gretel porque ela gostava de bonecas e de estudar(mesmo que o estudo fosse sobre o "mal" que os judeus faziam para a população)
Ótimo, Victória!
Excluir1- porque é como Bruno chama sua irmã, Gretel. Eu não entendi o porque Bruno chama sua irmã assim.
ResponderExcluir2- o narrador fala sobre Gretel como se estivesse na visão de Bruno, fala q como irmã, ela demorava muito no banheiro não se importando se ele queria usar ou não, também diz como são as amigas dela e o quão desagradáveis elas são.
3- a) Bruno não gostava das amigas de Gretel e não gostava em especial dessa amiga que ficava dizendo que ele parecia ter 6 anos e é muito baixo para a idade (coisa que Bruno não gostava de ouvir)
b) tem um sentido de aparência, ela elem de chata deveria ser feia para Bruno chama-la assim.
4-os dois não gostavam da casa e da ideia de morar lá.
5- ela estava sentindo medo, a boneca é como se fosse um porto seguro para ela.
6- eu me identifico mais com Bruno porque ele gosta de ler livros de aventura, não acho tão legal explorar, mas se eu estivesse com meus amigos eu ate faria isso.
sou a Rosa Morena da 604
Boa tarde, Rosa! Boas respostas. Vou explicar a questão 1 na próxima postagem. Só fique atenta a um aspecto: inicie sempre as frases com letra maiúscula, mesmo aqui no ambiente virtual. Grande abraço!
Excluir1) Por que o título do capítulo é "O caso perdido"? Que "caso" estaria "perdido"? Por quê? O capítulo se chama "O caso perdido" pois Bruno achava que sua irmã era um caso perdido e que eles tinham que ter deixado ela em Berlim. Segundo Bruno,Gretel era só encrenca.
ResponderExcluir2) Com base nas informações do capítulo, compare as descrições que o narrador faz sobre Bruno e sua irmã, Gretel. Gretel era 3 anos mais velha que Bruno, ela tinha hábitos desagradáveis como passar muito tempo no banheiro durante as manhãs e deixava Bruno esperando do lado de fora desesperado para usar o banheiro. Bruno era baixo, adorava explorar e tinha medo de sua irmã.
3) Releia:
"O Bruno não tem nove anos, mas apenas seis", dizia uma monstrenga em especial, repetindo de novo e de novo numa voz cantalorante, dançando e cutucando-o entre as costelas." (p. 27)
Observe que, apesar de o narrador ser observador, isto é, narrador em 3ª pessoa, que narra de fora da história, sua voz acaba servindo também para expressar um juízo de valor de Bruno sobre a amiga da irmã.
a) Explique por que a menina é caracterizada como 'monstrenga' no trecho. Ela é caracterizada assim pois ela é a que mais atormenta Bruno falando da sua baixa estatura.
b) Sabe-se que a palavra destacada vem de "monstro". Que sentido a terminação "-enga" confere ao vocábulo? O sentido que a terminação -enga é de que a menina é muito "má" com o Bruno.
4) Apesar de diferentes, Bruno e Gretel apresentam uma opinião em comum no capítulo. Que opinião é essa e por que ela é comum aos dois? A opinião que eles compartilham é de que eles odiaram a casa de Haja-Vista, pois lá não era um lugar agradável de se morar.
5) Ao final do capítulo, quando Bruno se dirige à janela para ver as crianças, sendo acompanhado por sua irmã, o narrador diz sobre Gretel:
"Ela soltou um suspiro fundo ao fazê-lo, parando para depositar a boneca na cama, mas mudou de ideia e a pegou novamente, apertando-a contra o peito [...]" (p. 32)
O que o gesto de Gretel - de deixar e, depois, pegar a boneca, apertando-a contra o peito - revela sobre o que a personagem estava sentindo? Esse gesto revela que Gretel estava angustiada, com medo.
6) Com quem, até o momento, você está se identificando mais na história, com Bruno ou com Gretel? Por quê? Até o momento estou me identificando mais com Bruno pois como Bruno eu não gostaria nem um pouco de ter que ir morar em uma casa nova deixando meus melhores amigos para trás, isso aconteceu comigo só que de uma forma diferente, eu antes de passar para o CPII eu estudei em uma escola por 6 anos com os mesmos professores e as mesmas amizades, aí um certo dia eu descubri que ia ter que mudar de escola, e quando eu descobri eu ja tava estudando então foi mais difícil de entender que eu ia ter que fazer novas amizades encontrar novos professores e novos funcionários mas agora eu já me acostumei como Bruno vai se acostumar.
Ótimas respostas, Gabriele! Entendo perfeitamente o que você diz sobre a mudança de escola. Aconteceu isso comigo do Ensino Fundamental para o Médio. Fui para uma outra escola, num bairro mais distante, com pessoas completamente diferentes da escola anterior, que ficava perto da minha casa. No começo, foi bem difícil, mas lá fiz meus melhores amigos de toda a vida. Foi a escola que mais me marcou! Tenho certeza de que você vai adorar o CPII! Eu amo trabalhar lá. É uma pena que estejamos passando por esse momento difícil de quarentena, mas, quando voltarmos, você verá como é bom estudar lá! Fique bem! Grande abraço!
Excluir1-O título é assim porque a irmã, que é o caso perdido, tem mas aparições neste capítulo. E o Bruno a chama daquele jeito porque ele já ouvira falar que ela é encrenca desde o primeiro dia.
ResponderExcluirSim, Gabriel! Não conseguiu fazer as outras questões? Um abraço!
Excluir1) Porque retrata a relação entre Bruno e sua irmã Gretel que era "um caso perdido", pois eles eram muito diferentes e não tinham um caso muito harmonioso.
ResponderExcluir2) Gretel tinha hábitos desagradáveis e amigas desagradáveis enquanto Bruno adorava explorar, tinha uma altura baixa e era curioso.
3)a) Pois ela não parava de implicar o Bruno falando que sua altura era muito baixa e Bruno a odiava por isso.
b) A terminação "-enga" representa que a garota foi muito malvada ao apresentar aquelas atitudes.
4) Deles dois concordarem que a casa nova não era muito agradável, pois a casa ficava num lugar vazio e isolado, e não tinha com quem brincar.
5) Revela que Gretel estava com bastante medo e usou sua boneca para repelir seus sentimentos de angústia.
6) Com Bruno, pois ele é curioso, gosta de ler livros de aventura, adora se aventurar com os amigos e é explorador, eu curto bastante esses tipos de coisas que ele gosta.
Ótimas respostas, Ricardo! Você teria algum livro para indicar a seus amigos aqui? Um abraço!
ExcluirSim, o livro "Diário de um banana".
Excluir1-Pois era a opinião de Bruno sobre Gretel.O casa que estaria "perdido" seria Gretel.Por causa de suas diferenças.
ResponderExcluir2-Gretel era três anos mais velha que Bruno,tinha amigas e hábitos desagradáveis,já Bruno tinha medo dela e adorava explorar.
3-a)Pois ela ficava irritando Bruno dizendo que ele não tinha nove anos,tinha seis.
b)Da a ideia do sentido de intensificação da palavra.
4-A opinião em comum entre eles seria que os dois não gostavam da casa de Haja Vista.
5-Sim,o gesto demonstrou medo.
6-Com Bruno,porque ele gosta de ler livros de aventura.
João Gabriel turma:602
Oi, João! Boas respostas, mas poderia desenvolver um pouco mais, como a primeira, que ficou um pouco objetiva... Você teria como indicar algum livro aqui para seus amigos? Um abraço!
ExcluirOlá professor Tiago!Uma livro que eu gostaria de indicar seria o livro Mandela,o africano de todas as cores.É um livro bem legal.Obrigado!
Excluir1-Porque fala sobre Gretel, a irmã do Bruno.É o caso perdido porque ela é muito encrenqueira.
ResponderExcluir2- Bruno é 3 anos mais novo que Gretel;Bruno não assume mas tem medo da irmã; Bruno não aceita o comportamento de Gretel por ela se achar a dona da verdade.
Gretel tem comportamentos opostos aos de Bruno.Tem amigas desagradáveis .E só pensa nela, sem se importar com os outros.
3- A) Porque ela irritava o Bruno por causa da sua altura, que não era compatível com a sua idade.
B)O vocábulo ENGA vem afirmar o sentido de uma pessoa maldosa, mau-caráter.
4-A opinião em comum é: que eles não gostam da nova casa e sentem saudades dos seus amigos e da casa em Berlim.
5-Revela que Gretel estava com medo, receio de ver as crianças.Ao apertar a boneca ela se sente mais segura, protegida.
6-Com o Bruno.Porque ele tem um comportamento igual ao meu, respeita a opinião das pessoas e as pessoas;não é arrogante nem indelicado.
Júlio César turma 606
Ótimas respostas, Júlio! Que bom você se identificar com o 'respeito', pois é uma atitude muito importante nas relações humanas, principalmente nos dias de hoje. Um abraço!
Excluir1- O título é: O caso Perdido, pois é assim que Bruno chama sua irmã Gretel. Ele chama ela assim pois eles tem opiniões e gostos diferentes. Ele achava que ela era só encrenca pelas suas diferenças.
ResponderExcluir2- O narrador descreve Gretel a partir da opinião de Bruno, ele diz que Gretel tinha hábitos desagradáveis como passar muito tempo no banheiro sem se importar se Bruno queria usa-lo ,ter uma grande coleção de bonecas que davam medo ao Bruno e suas amigas desagradáveis que faziam gracinhas a respeito de Bruno. Enquanto Bruno adorava explorar, era baixo e muito curioso.
3-a) Ela é caracterizada assim, pois era a visão de Bruno que não gostava dela por ela fazer gracinhas a respeito dele.
b) Na minha visão a terminação ...enga foi para intensificar o quão monstro a menina é.
4- Os dois concordavam que não gostavam da casa e que ela não era muito agradável. Eles concordavam com isso, pois ambos tinham deixado família e amigos para trás e porque ambos se sentiam sozinhos naquela casa.
5- Esse gesto de Gretel mostra que ela estaria com medo e apreensiva com o que poderia ver, por isso apertou a boneca para se sentir segura.
6- Me identifico mais com o Bruno, por ser muito curioso, por gostar de explorar por ler livros de aventura, por tentar entender a situação e por querer mostrar respeito ao próximo.
Pietra- turma 606
Olá professor! Sou Beatriz Dias da 602.
ResponderExcluir1) O título do terceiro capítulo é "O caso perdido" pois nele Bruno fala sobre sua irmã Gretel, que seria um caso perdido por ser só encrenca e também pelo fato de Bruno achar que ela não tem como mudar.
2)"Gretel era três anos mais velha do que Bruno e fizera questão de deixar claro, desde que ele conseguia se lembrar, que, quanto aos assuntos do mundo, especialmente os eventos do mundo que diziam respeito a eles dois, ela estava no comando" esse é o trecho do texto que mostra o que o narrador entende de Gretel. "Bruno não gostava de admitir que tinha um pouco de medo dela, mas se fosse honesto consigo mesmo – e ele sempre tentava ser – teria de reconhecê-lo." e esse trecho do texto é o que o narrador acha de Bruno.
3)
a) Ela é caracterizada como monstrenga por pertubar Bruno e ser muito chata.
b) A terminação "- enga" trás um sentido pejorativo ao substantivo.
4) Os dois queriam voltar a Berlin o quanto antes.
5) Ela pegou a boneca numa tentativa de se confortar.
6) Estou me identificando com Bruno pois ele apesar de quere voltar a Berlin ele também quer se aventurar e descobrir mais sobre o novo local.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1.O título desse capítulo é o caso perdido porque é dessa forma que Bruno enxerga a irmã.Ele fala sobre Gretel e suas desagradáveis manias,que incomodavam Bruno.
ResponderExcluir2.Gretel é esnobe,não sai do banheiro e tem várias bonecas que encaravam Bruno.Já Bruno é humilde,passa seu tempo brincando e tinha medo da irmã.
3.a)Porque ela fazia questão de questionar a idade do Bruno pelo seu tamanho.Isso era um assunto que o incomodava pois ele realmente era menor que os meninos da sua idade.
b)A terminação "enga" dá o sentido feminino à palavra monstro.
4.Que não seria um problema ficar algumas semanas na casa nova,que não seria tão mal assim.
5.Entendi que de alguma forma estava insegura para entrar no quarto do irmão para ver as crianças da qual ele falou.Acho que abraçou a boneca pois de alguma forma se sentia segura com ela.
6.Com bruno porque ele é alegre e curioso,gosta de brincar e se divertir.
1) O título é o caso perdido pois é assim que bruno vê a sua irmã, como uma pessoa.
ResponderExcluir2) Não entendi muito bem a pergunta.
3)
a-Porque entre as amigas de Gretel essa era a que mais implicava com ele, o chamando de baixinho, algo que imcomfq muito a Bruno.
b-Refere-se a deselegância é falta de postura da amiga de Gretel.
4)Bruno é Gretel concordam que não gostaram da casa e queriam voltar para Berlim.
5) Nesse momento o sentimento se Gretel é de insegurança e um pouco de medo, procurando um apoio (Por mínimque seja) Em sua boneca.
6) Com Bruno, pela vontade dele se se aventurar e por seguir o Conselho de sua mãe de fazer o melhor possível de uma situação ruim.
Wendel Gabriel
602
2-Ele narra Gretel como uma pessoa "malvada" já o bruno com o coitado que tem que viver com todas essas "maldades".
ResponderExcluir3-A=Porque como, diz o livro, ela acha inteligente fazer gracinhas a respeito dele.
B=No vocábulo usa o -enga para suavizar o significado de monstro.
4-Eles concordam que aquela lugar é horrível porque comparando a casa de Berlim a nova é muito pior.
5-Revela que ela estava nervosa por isso queria alguma coisa para apertar.
6-Com Gretel, porque eu tenho uma irmã mas nova que eu vivo irritando.
1) É porque o capítulo se passa com Gretel e Bruno. E Bruno a considera um caso perdido pois ela vive implicando com ele.
ResponderExcluir2) É como se fosse o narrador no lugar do Bruno descrevendo-a:
-Eles tinham 3 anos de diferença;
-Ela vivia implicando com ele devido a sua altura e outras coisas.
3) É por que ele a compara como se fosse um mostrengo na visão do Bruno: grande e terrível. Para enfatizar como Bruno detesta essa menina.
4) De não gostar da nova casa, pois eles além de não gostarem da aparência, também não tinham os laços afetivos que a antiga casa tinha com eles.
5) Ela estava com medo e nervosa, e então, (como muitas crianças têm em comum) abraçou algo, para se sentir confortável.
6) Com a Gretel, pois além de ter uma irmã mais nova (veja que engraçado: eu e minha irmã somos o oposto de Bruno e Gretel; ela é a mais velha e ele é o mais novo; eu sou o mais velho e minha irmã é a mais nova), temos personalidades parecidas quando o assunto é entre irmãos.
Boa noite a todos!
Richard Henrique Miranda de Moraes Camacho
Oi professor!
ResponderExcluir1- Porque no capítulo 3, Bruno fala muito da irmã Gretel, que para ele seria um caso perdido porque a considerava só encrenca.
2- Gretel fazia questão de deixar claro que estava no comando por ser 3 anos mais velha que Bruno.
3-
a) Porque ela ficava irritando Bruno falando que ele era mais novo do que realmente era por ser baixo.
b) Faz com que enfatize a palavra.
4- A opinião de eles voltarem a Berlim em um futuro previsível e ela era comum entre eles porque em Haja-Vista eles eram isolados e não tinham nenhuma amizade.
5- Sentimento de insegurança.
6- Me identifiquei mais com Bruno. Porque ele estava sem amigos por perto e eu também ficaria muito triste se fosse morar longe.
1- Gretel seria o "caso perdido" pois pensava que ela causava muita confusão.
ResponderExcluir2- O narrador fala sobre Gretel pela visão de Bruno, e fala de Bruno como se Bruno falasse de si mesmo.
3- a) Pois Bruno a via assim. b) O vocábulo é para dar ênfase.
4- Os dois concoradavam que não gostavam da casa, pois tinham deixado os amigos e diversão para trás.
5- Ela estava com medo.
6- Bruno.
Aluno: Gustavo Fariña Simioni
Turma: 604