Querid@s,
boa noite! Chegamos, agora, ao capítulo 5, no qual conhecemos um pouco melhor o antagonista da história, o pai de Bruno. O antagonista, como sabemos, é aquele ou aquilo que se opõe ao protagonista de alguma forma, movimentando os acontecimentos da narrativa. No caso do livro, o antagonista confunde-se com o vilão, uma vez que é o pai de Bruno o responsável pelo campo de concentração de Haja-Vista.
Vamos, então, às reflexões? Peço que respondam aqui nos comentários, como sempre, até o dia 07.08, sexta.
1 - A frase que compõe o título do capítulo aparece, também, no corpo do texto, com as palavras iniciando-se por maiúsculas: "Então os homens foram embora e o pai voltou ao escritório, no qual era Proibido Entrar em Todos os Momentos Sem Exceção." (p. 44).
a) Por que era proibido entrar no escritório?
b) Considerando o conteúdo da frase, explique a escolha do autor pelas letras maiúsculas.
2 - Momentos antes de deixar a casa de Berlim, a mãe de Bruno diz: "Nunca deveríamos ter recebido o Fúria para o jantar" (p. 42).
Na leitura integral do livro, descobre-se quem é o Fúria. Explique quem é ele e justifique a escolha desse vocábulo/nome para se referir ao personagem.
3 - Releia:
"O carro oficial com as bandeiras sobre o capô os levara até uma estação de trem, na qual
havia dois trilhos separados por uma plataforma ampla, e em ambos os lados havia um trem
esperando pelo embarque dos passageiros. Por causa do grande número de soldados
marchando do outro lado, para não falar no fato de que havia uma longa cabana pertencente
ao sinaleiro separando os trilhos, Bruno não pôde ver muito da multidão que lá estava,
antes de embarcar junto com a família num vagão muito confortável, que trazia poucos
outros passageiros, cheio de bancos vazios e ar fresco quando as janelas era abertas. Se os
trens seguissem em direções diferentes, ele pensou, não pareceria estranho, porém não era o
caso: estavam ambos apontados para o leste. Por um instante ele pensou em correr pela
plataforma avisando aquelas pessoas dos assentos livres no seu vagão, mas mudou de ideia,
pois algo lhe dizia que, se aquilo não deixasse a mãe brava, provavelmente enfureceria
Gretel, o que seria ainda pior."(p. 42-3)
Como já estudamos aqui, em literatura nenhuma escolha é inocente, em vão. A linguagem literária significa muito mais do que aparenta significar na superfície do texto. Nesse sentido, não é à toa que as imagens dos dois trens aparecem em paralelo na cena, indo os dois veículos na mesma direção.
Que diferenças há entre os dois e o que parece estar sendo denunciado no trecho?
4 - Os adjetivos são tipos de palavras muito importantes na caracterização das personagens em uma narrativa - eles nos dão pistas de quem são tais personagens, qual seu perfil não apenas físico, mas também psicológico. Releia, abaixo, a descrição feita do pai de Bruno:
"Ele [Bruno] não ouvira a potente voz do pai em parte alguma, nem mesmo os pesados passos de suas botas contra as tábuas do assoalho no andar de baixo." (p. 43)
O que os adjetivos destacados revelam sobre o perfil psicológico do pai de Bruno?
5 - Ao final do capítulo, Bruno pergunta ao pai quem eram as pessoas de pijama listrado, ao que seu progenitor responde: "Aquelas pessoas... Bem, na verdade elas não são pessoas, Bruno." (p. 52) E complementa: "Não há nada em comum entre você e elas." (p. 52)
Como você já sabe, a história se passa na Alemanha, durante a 2ª Guerra Mundial, quando o país era presidido por Adolf Hitler, de orientação ideológica nazista.
a) Pesquise e resuma brevemente o que foi a 2ª Guerra Mundial, o Nazismo, o Holocausto e quem foi Adolf Hitler e o que defendia.
b) Com base nessa informação, quem eram "aquelas pessoas"?
c) Considerando a narrativa como um todo, você concorda que não haveria nada em comum entre Bruno e "aquelas pessoas"? Por quê?
6 - O vídeo a seguir é o trecho final do filme O grande ditador(1940), protagonizado pelo ator inglês Charles Chaplin. A obra faz uma espécie de releitura cômica de Adolf Hitler, ditador alemão.
a) A partir do que você pesquisou sobre o Nazismo e Adolf Hitler, compare a ideologia deste com o discurso feito pelo personagem no trecho do filme.
b) Sabe-se que a bandeira nazista era formada pelas cores vermelha e preta, contendo uma suástica em seu centro, como aparece no livro. O que essa bandeira representava?
c) Considerando as ideias apresentadas no vídeo assistido, produza, em A4, uma outra bandeira, que simbolize o mundo novo a que o personagem do filme se refere. Mande a imagem para o meu e-mail (tcavalcantes@gmail.com), identificada com seu nome e turma, até o dia 07.08.
Grande abraço e bom fim de semana!
Saudades.
Prof. Tiago