sexta-feira, 21 de agosto de 2020

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO VISUAL

Querid@s!

Estamos avançando muito em nosso processo de leitura e acredito que tod@s já tenham lido o livro inteiro. Por isso, a partir de hoje, vamos trabalhar com atividades que contemplem toda a história, ora focando em determinadas passagens, ora em outras.

Como já discutimos, o livro trata do processo do Holocausto, que dizimou milhões de pessoas na Alemanha sob a justificativa de que não correspondiam à 'raça ariana', isto é, não eram 'alemães puros'. Nesse sentido, as figuras de Bruno e Shmuel são muito importantes: o primeiro ocupando, sem saber, o lugar dos nazistas, o segundo, o dos judeus. Essa relação de amizade é um fio condutor que nos faz pensar na importância da empatia, da sensibilidade e do amor como formas de construir um mundo melhor, mais humano - no sentido profundo do termo.

Uma outra obra de arte que toca no mesmo tema, embora de modo diferente, é o filme Escritores da liberdade (2007). Ambientado nos EUA, o filme conta a história de uma professora de Inglês e Literatura que enfrenta o desafio de trabalhar com uma turma marcada pela desigualdade social, pelo racismo e pelo preconceito. Na cena a seguir, durante uma aula, um dos alunos faz uma caricatura racista de um colega negro. A professora vê o papel e leva a turma a refletir sobre o problema do racismo, comparando-o ao Holocausto. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=ZjbFcbsHMmY


Como você percebeu pela fala da professora, para justificar a 'inferioridade' dos judeus, os nazistas realizaram uma campanha de desumanização desse povo, publicando, em jornais, caricaturas preconceituosas, como estas abaixo:

Ver a imagem de origem


Ver a imagem de origem


PROPOSTA: a caricatura é um gênero textual que geralmente trabalha com a imagem de uma pessoa conhecida, exagerando o desenho de seus traços marcantes, a fim de provocar humor e/ou uma reflexão crítica. No Nazismo, esse gênero serviu para depreciar e desumanizar os judeus, como já discutimos. 

Sua tarefa é inverter essa lógica preconceituosa: produza um desenho de Shmuel, valorizando aquilo de positivo que ele apresenta na sua imaginação de leitor/a. Mande para o meu e-mail (tcavalcantes@gmail.com) até dia 28.08 (quinta). Será que esse personagem tão importante é igual para tod@s vocês? Vamos comparar e abrir um fórum de discussão!


Se puderem, assistam ao filme inteiro, Escritores da liberdade! Só fiquem atent@s à indicação: 12 anos!


Grande abraço e até semana que vem! 

Cuidem-se!

Co afeto,

Prof. Tiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Despedida - por enquanto!

Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem!  Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...