terça-feira, 13 de outubro de 2020

Despedida - por enquanto!

Queridos e queridas alunas,

boa noite! Espero que estejam bem! 


Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família e também muitas demandas na plataforma nova. Felizmente, agora as coisas estão mais calmas e volto aqui para me despedir, por enquanto, já que pretendo retomar este nosso espaço aqui mais para frente. Explico como depois! Surpresa! (rs)


Quero lhes agradecer por todo o aprendizado que construímos aqui ao longo desses meses, tendo o espaço da literatura como um lugar de expressão/reconhecimento de nossos afetos. Foram meses muito difíceis para todos nós. Perdi alguns amigos, vivi a internação de familiares/amigos queridos e tudo o que isso implica. Encontrar vocês aqui, em nossa "Sociedade", foi um respiro. Vocês e a literatura me ajudaram a profundamente respirar! 


Gratidão imensa!


Deixo com vocês um presente: um poema do Mario Quintana, poeta do cotidiano e das coisas miúdas.


Abraço grande!

Seguimos juntos na plataforma, na esperança de nos encontrarmos na sala de aula em breve.

Com afeto e gratidão,

Prof. Tiago.


Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...


QUINTANA, Mario. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 2005. p. 469.



sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O FIM DE O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Querid@s, boa tarde novamente!

Como disse, esta é nossa última postagem aqui no blog, em virtude da normatização das atividades não presenciais pela escola a partir da semana que vem. Neste nosso último 'encontro', gostaria de discutir com vocês o final do livro, especialmente a última cena entre Bruno e Shmuel. Vocês se lembram? Releiam, por favor, o final do Capítulo 19 - "O que aconteceu no dia seguinte".

Como estudamos aqui ao longo desses meses, em literatura nenhuma escolha é em vão. As figuras construídas no texto nos levam a refletir de maneira profunda sobre questões que a linguagem comum, referencial talvez não alcance com tanta potência. 

Nesse sentido, O QUE SIGNIFICA BRUNO COLOCAR O PIJAMA LISTRADO DE SHMUEL, ENTRAR NA CÂMARA DE GÁS E MORRER ASFIXIADO JUNTO COM O AMIGO?

Comentem aqui, por favor! 

Também gostaria que comentassem QUAL FOI O MAIOR ENSINAMENTO QUE O LIVRO DEIXOU PARA CADA UM/A.

Abraço grande!

Cuidem-se!

Até semana que vem.

Com afeto, 💙

Prof. Tiago.



 

PERSONAGEM AO CONTRÁRIO - COMENTÁRIOS

Boa tarde, querid@s!

Como vocês estão? Espero que bem!

Como comentei, achei excelentes as descrições que vocês fizeram do personagem com o qual menos se identificaram. Percebam que a maioria escolheu Ralph, o pai de Bruno e antagonista da história. Tal escolha é interessante se pensarmos na escolha do personagem com quem vocês mais se identificaram: Bruno, para a maioria também. Os dois personagens, embora pai e filho, estão em oposição na obra: são antagonista e protagonista, respectivamente.

Esse processo se chama 'leitura subjetiva': ao reconhecer num personagem aqueles traços com os quais menos se identificam, vocês acabam se conhecendo um pouco melhor, como num jogo do contrário: "não sou aquilo que o outro é". Não só vocês se conhecem um pouco mais, como eu também posso conhecer um pouco mais de cada/a. E que lindo perceber os pensamentos de vocês contra qualquer tipo de preconceito e violência. Isso é um alento em tempos tão difíceis como o que estamos vivendo hoje.

O próximo post será nosso último aqui neste blog. Depois de muito trabalho, muitas reuniões, muitos planejamentos, muitas angústias e incertezas, o colégio, enfim, conseguiu garantir um auxílio digital para grande parte dos alunos sem acesso e também conseguiu normatizar as atividades não presenciais (formato, plataforma...). Assim, a partir da semana que vem, nossos encontros ocorrerão em outro ambiente virtual. A Direção do Campus Centro entrará em contato para passar melhor as informações.

De todo modo, depois que retomarmos as aulas presenciais, podemos também retomar este blog como um espaço extra de desenvolvimento de habilidade de leitura, escrita e de laços de afeto. Saibam que as respostas de vocês aqui ao longo desses meses foram muito importantes para mim também. Em contexto de isolamento, o afeto é um pouquinho de saúde, um descanso nessa loucura toda que estamos vivendo. Gratidão por terem estado comigo. 

Abraço grande!

Cuidem-se!

Com afeto, 💙

Prof. Tiago






sexta-feira, 11 de setembro de 2020

JOGO DO CONTRÁRIO - ESCOLHENDO OUTRO PERSONAGEM

Livros voadores em Sousa-PB | Coletivo Estação

Querid@s, bom dia novamente.

Na semana passada, a tarefa foi vocês escolherem um personagem do livro com quem mais se identificassem. Agora, vamos fazer o inverso: quem é o personagem do livro com quem vocês MENOS se identificam? Por quê? 

Produzam um pequeno texto, de 10 a 15 linhas, em que vocês destaquem quais são os principais pontos de distanciamento entre vocês e o personagem escolhido. Construam suas justificativas considerando as passagens da narrativa, as atitudes do personagem, suas características físicas e psicológicas. Coloquem seu texto final aqui nos comentários, para abrirmos mais um fórum de discussão.

Lembrem-se: se puderem, fiquem em casa. A pandemia ainda não acabou!

Cuidem-se bem - vocês e suas famílias.

Com afeto, 💙

Prof. Tiago.

COMENTÁRIOS - ESCOLHENDO UM PERSONAGEM

Bom dia, querid@s!

Como foi a semana de vocês? Espero que esteja tudo bem com suas famílias.

Li todas as respostas para a atividade de produção escrita da semana passada. Achei excelentes! A literatura não é apenas um meio de conhecermos outras realidades, outros lugares, outras formas de ser; é também uma forma de nos conhecermos um pouco melhor, de nomearmos aquilo que somos, sentimos e nem sabíamos. O objetivo dessa atividade era justamente este: fazer vocês se conhecerem um pouco mais a partir da escolha de um personagem. 

Todos e todas vocês, com exceção da Ana Raíza, que fez uma justificativa brilhante também, escolheram o Bruno! Muitos são os significados dessa escolha. Além das descrições físicas e psicológicas que vocês fizeram, será que não há mais um pouco por trás dessa opção? Quem é o Bruno? Reflitam sobre isso! 

Outro ponto interessante que vocês colocaram é que alguns até escolheriam o Shmuel, mas não há muitas informações sobre ele no livro. Por que será? Reflitam também sobre isso.

Depois que refletirem, comentem aqui quais foram as conclusões a que chegaram, tudo bem?

Apenas uma observação: procurem, ao redigir aqui na internet, ter alguns cuidados básicos com o texto, principalmente no que se refere à pontuação. Percebi que alguns pouco utilizaram os sinais necessários em suas respostas.

Um abraço e continuem se cuidando!

Com saudades e afeto, 💙

Prof. Tiago.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ESCOLHENDO UM PERSONAGEM

Querid@s,

como vocês sabem - leitores e leitoras que são! -, a leitura literária nos possibilita a identificação com os personagens dos textos que lemos. Essa identificação nos oferece muitos e importantes aprendizados: vivemos outras vidas sem precisarmos sair do lugar. E do diálogo entre nós e o outro, vamos renascendo e nos humanizando mais, uma vez que experimentamos sentimentos, sensações diferentes daquelas que nossa vida cotidiana nos permite. 

A tarefa desta semana é simples: pensando em toda a história de O menino do pijama listrado, escolha UM dos personagens e explique aqui nos comentários, num pequeno texto de 10 a 15 linhas, o porquê da sua escolha. Por que você se identificou com tal personagem? Quais são os traços físicos, emocionais que propiciaram essa identificação? O que você aprendeu se colocando no lugar de tal personagem? Você pode também usar trechos do livro para elaborar melhor seu texto.

Espero os comentários de vocês para dialogarmos!

Abraço grande e se cuidem!

Lembrem-se: a pandemia não acabou!

Com afeto, 💙

Prof. Tiago 












OS DIÁRIOS DE SHMUEL E BRUNO

Querid@s, bom dia!

Espero que esteja tudo bem com vocês e suas famílias. Cuidem-se, sempre, pois a pandemia ainda não terminou.

Recebi e li todos os textos que vocês produziram! Gostei demais! Vocês estão de parabéns! 

Percebi que a maioria optou por escrever o diário a partir da visão de Bruno, e não de Shmuel. Achei curioso e gostaria que vocês comentassem aqui o porquê da escolha de cada um/a. 

O objetivo da atividade não era corrigir a redação de vocês do ponto de vista linguístico, mas sim criar um espaço de expressão livre, em que, por meio da experiência com a literatura, vocês pudessem viver outras formas de sentir, pensar e ser, para, assim, enriquecerem-se como seres humanos. De todo modo, seguem algumas observações linguísticas:

1) Pontuação: a pontuação é um elemento importantíssimo para garantir a clareza do texto. Por isso, lembre-se: ao final de cada período, isto é, de cada frase que veicule um pensamento completo (com princípio, meio e fim), é necessário usar ponto final, e não vírgula. Dessa forma, as informações ficam mais organizadas e o leitor compreende melhor o que desejamos dizer.

2) Ortografia: sempre que tiverem dúvidas sobre como uma palavra é grafada, consultem o dicionário. Assim, vocês vão aumentando seu vocabulário também.

Basicamente, foram esses dois os pontos que mais se destacaram do ponto de vista linguístico.

Vamos ler os textos? 

Gostaria que vocês comentassem os textos uns dos outros e que também explicassem para mim o porquê da escolha de Shmuel ou Bruno.

Vamos lá?



(Maria Luísa)



(Ana Raíza)



(Beatriz)



(Gabriel Falcão)



(Gabriel)



(Gabrielle)



(Heitor)



(Júlio Cesar)



(Manuela)



(Pietra)




(Ricardo)




(Victor)


(Victória)


Grande abraço e continuem se cuidando!
Isso tudo vai passar e estaremos juntos em breve e com segurança!
Com afeto,
Prof. Tiago. 💙




sexta-feira, 28 de agosto de 2020

PROPOSTA DE TEXTO ESCRITO - DIÁRIO

Bom dia novamente, querid@s!

No capítulo 10, finalmente se dá o encontro entre Bruno e Shmuel. O menino judeu, que era um 'ponto', 'virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino', como diz o título.

Ambos parecem, num primeiro momento, não compreender muito bem tudo o que acontecia ali nem um ao outro. 

PROPOSTA: imagine que os meninos têm um diário no qual podem registrar suas impressões sobre as coisas do dia a dia. Escolha um deles - Bruno ou Shmuel -, coloque-se em seu lugar e produza uma página de diário contando a impressão de um sobre o outro no dia do encontro. O que teriam sentido? O que teriam imaginado? O que teriam pensado sobre o outro? Como essa experiência teria ficado em cada um?

Lembrem-se: 

- o diário é um gênero predominantemente narrativo: narramos o que vivemos, sentimos, pensamos em nosso cotidiano; entretanto, no diário também podem entrar descrições, opiniões;

- seu texto deve apresentar uma data fictícia, da época da história;

- escreva em uma folha de caderno, como se fosse uma página real de diário;

- se quiser, pode também fazer desenhos na página, colocar adesivos, imagens que tenham a ver com o que for narrado;

- seu texto deve ter entre 15 e 20 linhas, mais ou menos, em ser escrito em UMA página apenas;

- envie a foto da página para meu e-mail até dia 03.09, quinta-feira.


Depois, iremos discutir aqui as produções de cada um/a.


Grande abraço e se cuidem!

Com saudades, 💙💙💙

Prof. Tiago.


Páginas do Diário de Anne Frank censuradas por anos são reveladas -  Segredos do Mundo


Gênero textual: Página de diário - Texto e questões - Ensinar Hoje


The boy in the striped pajamas | Striped pyjamas, Boy in striped pyjamas,  Movie scenes




CARICATURAS DE SHMUEL - FÓRUM DE DISCUSSÃO

Querid@s!

Bom dia!

Como vocês estão? Espero que bem - vocês e suas famílias! Continuem se cuidando. Vamos superar este momento difícil juntos!

Recebi as caricaturas que vocês fizeram do Shmuel. Como combinamos, a ideia seria valorizar aquilo que o menino apresenta de positivo na imaginação de vocês, ao contrário do que o nazismo tentou fazer, exagerando o que considerava negativo nos judeus para depreciar sua imagem por meio de caricaturas preconceituosas e desumanizantes.

O que vocês produziram é um processo de retextualização, isto é, um processo em que transformamos uma linguagem em outra, um texto em outro, com outro formato, a fim de verificar a maneira como cada um/a lê algo. 

Gostaria de reforçar, porém, que esse tipo de atividade não tem por objetivo que vocês enviem desenhos perfeitos. Muito pelo contrário: o que interessa é compreender suas visões de mundo por meio das escolhas que fazem na hora de transformar o texto escrito em visual. Portanto, não precisam ficar com receio se têm dificuldade de desenhar ou não gostam. Além disso, como as atividades aqui não são obrigatórias, podem se expressar como e quando se sentirem confortáveis. Tudo bem? A ideia é que vocês se sintam felizes e vivam a literatura da melhor forma possível, sempre! 

As leituras de vocês, verificadas logo abaixo, revelam interessantes pontos de vista. Vamos ver e discutir? Comparem, relacionem, comentem aqui as imagens!



Ana Raíza



Beatriz - 602



Gabrielle - 606



João Gabriel



Júlio Cesar - 606



Manuela - 604



Maria Luísa - 606



Pietra - 606



Ricardo



Victória - 602



Wendel 

E aí, quem começa os comentários? 

Grande abraço e se cuidem!

Com afeto, 💙
Prof. Tiago




sexta-feira, 21 de agosto de 2020

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO VISUAL

Querid@s!

Estamos avançando muito em nosso processo de leitura e acredito que tod@s já tenham lido o livro inteiro. Por isso, a partir de hoje, vamos trabalhar com atividades que contemplem toda a história, ora focando em determinadas passagens, ora em outras.

Como já discutimos, o livro trata do processo do Holocausto, que dizimou milhões de pessoas na Alemanha sob a justificativa de que não correspondiam à 'raça ariana', isto é, não eram 'alemães puros'. Nesse sentido, as figuras de Bruno e Shmuel são muito importantes: o primeiro ocupando, sem saber, o lugar dos nazistas, o segundo, o dos judeus. Essa relação de amizade é um fio condutor que nos faz pensar na importância da empatia, da sensibilidade e do amor como formas de construir um mundo melhor, mais humano - no sentido profundo do termo.

Uma outra obra de arte que toca no mesmo tema, embora de modo diferente, é o filme Escritores da liberdade (2007). Ambientado nos EUA, o filme conta a história de uma professora de Inglês e Literatura que enfrenta o desafio de trabalhar com uma turma marcada pela desigualdade social, pelo racismo e pelo preconceito. Na cena a seguir, durante uma aula, um dos alunos faz uma caricatura racista de um colega negro. A professora vê o papel e leva a turma a refletir sobre o problema do racismo, comparando-o ao Holocausto. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=ZjbFcbsHMmY


Como você percebeu pela fala da professora, para justificar a 'inferioridade' dos judeus, os nazistas realizaram uma campanha de desumanização desse povo, publicando, em jornais, caricaturas preconceituosas, como estas abaixo:

Ver a imagem de origem


Ver a imagem de origem


PROPOSTA: a caricatura é um gênero textual que geralmente trabalha com a imagem de uma pessoa conhecida, exagerando o desenho de seus traços marcantes, a fim de provocar humor e/ou uma reflexão crítica. No Nazismo, esse gênero serviu para depreciar e desumanizar os judeus, como já discutimos. 

Sua tarefa é inverter essa lógica preconceituosa: produza um desenho de Shmuel, valorizando aquilo de positivo que ele apresenta na sua imaginação de leitor/a. Mande para o meu e-mail (tcavalcantes@gmail.com) até dia 28.08 (quinta). Será que esse personagem tão importante é igual para tod@s vocês? Vamos comparar e abrir um fórum de discussão!


Se puderem, assistam ao filme inteiro, Escritores da liberdade! Só fiquem atent@s à indicação: 12 anos!


Grande abraço e até semana que vem! 

Cuidem-se!

Co afeto,

Prof. Tiago

Despedida - por enquanto!

Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem!  Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...