sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ESCOLHENDO UM PERSONAGEM

Querid@s,

como vocês sabem - leitores e leitoras que são! -, a leitura literária nos possibilita a identificação com os personagens dos textos que lemos. Essa identificação nos oferece muitos e importantes aprendizados: vivemos outras vidas sem precisarmos sair do lugar. E do diálogo entre nós e o outro, vamos renascendo e nos humanizando mais, uma vez que experimentamos sentimentos, sensações diferentes daquelas que nossa vida cotidiana nos permite. 

A tarefa desta semana é simples: pensando em toda a história de O menino do pijama listrado, escolha UM dos personagens e explique aqui nos comentários, num pequeno texto de 10 a 15 linhas, o porquê da sua escolha. Por que você se identificou com tal personagem? Quais são os traços físicos, emocionais que propiciaram essa identificação? O que você aprendeu se colocando no lugar de tal personagem? Você pode também usar trechos do livro para elaborar melhor seu texto.

Espero os comentários de vocês para dialogarmos!

Abraço grande e se cuidem!

Lembrem-se: a pandemia não acabou!

Com afeto, 💙

Prof. Tiago 












26 comentários:

  1. Me indendifiquei mais com Bruno porque ele gosta de explorar as coisas(ou seja curioso), gosta de brincar e de ter amigos, e não suporta sentir tédio. Por isso e mais outros motivos escolhi Bruno. Não escolhi Shmuel porque pelo livro não temos muita informação sobre o que Shmuel acha de Bruno naquele momento e também não me identifiquei com ele porque achei ele um pouco triste e aguniado, coisas que não sou. Por esses motivos escolhi Bruno para fazer minha redação.

    ResponderExcluir
  2. Nessa historia o personagem que eu mais me identifiquei foi o Bruno porque seu estivesse na mesma situação que ele ia fazer de tudo para me entreter, eu tenho irmãos como o Bruno porem nenhum deles e da minha idade e eu tambem não acho certo as pessoas ficarem presas em lugar só por causa da sua religião eu tambem me identifico com ele por ele ser muito curioso e gostar de aventuras muito animadas e divertidas ou participar disso por livros ou filmes e eu tambem faria de tudo para ajudar meus amigos. Eu tambem faço coisas para me divertir e no final acabo me machucando como Bruno fez enquanto estava no balanço. Esses foram todos os motivos por me identificar mais com o Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Heitor! E agora, na quarentena, como você tem feito na impossibilidade de sair de casa? Abraços e se cuide!

      Excluir
  3. Eu me identifico mas com o Bruno, pois eu também faço muitas perguntas para minha mãe que acabam estressando ela, tenho uma irmã que também considero ela um Caso perdido por ela ser tão louca e animada muitas vezes,mas dessa vez ela é mas nova do que eu, assim como ele eu também não gosto de ficar em casa parado por muito tempo dentro fazendo só a mesma coisa toda hora e quando eu não gosto de alguma coisa eu faço questão de repetir aquilo muitas vezes mesmo que seja algo que eu nem odeio tanto assim. Eu aprendi com Bruno que sendo dedicado e corajoso você ganha grandes conquistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que excelente aprendizado você teve com o Bruno, Gabriel! Ótimo! Mas tadinha da sua irmã, hein?! rs Abraços e se cuide!

      Excluir
  4. Eu me identifiquei mais com o Bruno pois eu gosto de muito de sair em aventuras ainda mais quando é para explorar um lugar novo como a casa nova dele em Haja-Vista, um lugar cheio de mistérios, e também eu não iria querer sair de Berlim pois era um lugar cheio de alegria e história ainda mais com um monte de amigos que tinha por lá. Para mim também iria ser bem agoniante ficar naquela casa nova sem poder fazer muita coisa e ainda mais numa casa que é cheia de soldados com caras sérias, eu com certeza iria sair para explorar o campo de concentração que tinha por lá e quando encontrasse Schmuel eu iria fazer praticamente a mesmas coisas que ele ( Bruno ) fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Ricardo! Muito boa sua descrição. Ótimas justificativas. Abraços e se cuide.

      Excluir
  5. Eu me identifiquei mais com o Bruno, pois diante de um desafio pessoal, que foi a mudança de moradia ele se mantém firme, não desanimou, tentava ver um lado bom para aquilo e tentava achar algo para fazer, mesmo que fosse algo diferente! Mesmo sendo criado diante de tais situações ele comtinuava com o seu ponto de vista. Muitas vezes também pela sua ingenuidade, não desconfiava que algo assim acontecesse, nisso me identifico, pois sempre vejo o bem nas pessoas. Acho que pelo motivo dele não descriminar Shmuel, mesmo sendo encinado a descriminar! Acho muito incrível essas atitudes de Bruno! Na maior parte me identifico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que justificativa excelente, Pietra! Você identificou muito bem as características do Bruno! Abraços e se cuide!

      Excluir
  6. Me pareço mais com Bruno, por causa da sua vontade de explorar, de sempre ter força de vontade para sair da calmaria, de proteger os amigos, de brincar, de ler, de nunca se levar pelo pensamento errado das outras pessoas.De querer fazer o certo mesmo que o mundo esteja completamente errado.E isso é uma coisa muito boa pois se ele nunca tivesse iniciativa, vontade própria, não teria conhecido Shmuel e não teria conseguido sair do tédio que era Haja-Vista. Gosto de fazer coisas que as vezes me machucam(experiências perigosas), como ele no balanço. Tenho também irmãos mais velhos. E todas essas características me tornam parecida com Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Victória! Você destacou pontos muito significativos de aproximação com o Bruno! Abraços e se cuide!

      Excluir
  7. Eu me identifiquei com o bruno ,pois eu também gosto de explorar coisas novas (porque sou muito curiosa quando ser fala de novidades), as vezes eu fasso perguntas pra minha mãe que irritão ela e eu tenho uma irmã igual o bruno só que invés de ser mas velha e mas nova. Eu aprendi lendo o livro que as vezes ser explorar demais você pode ser dar mal. Esses eram uns dos motivos e támbem tem outros motivos que eu escolhi o bruno eu ia escolher o Shmuel só que não tinha muita informação sobre ele no livro. Quando eu terminei de ler o livro eu fiquei um pouco triste porque ele morreu ou desapareçeu só porque queria ajudar o amigo.Porisso eu escolhi o Bruno para minha redação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor eu(Laryssa Araujo) que escrevi o texto ai não tava entrando minha conta aqui só a da minha mãe.

      Excluir
    2. Bom dia, Larissa! Boa descrição. Você levantou aspectos bem significativos. Abraços e se cuide.

      Excluir
  8. Eu me identifiquei com o Bruno, porque somos parecidos como: querer explorar novos horizontes, sempre ficar perto dos amigos, nunca ficar no tédio, brincar muito. Nos traços físicos sou gordinho igual ao Bruno e nos traços emocionais: sempre fico triste quando tiram algo que eu gosto, tento sempre ser alegre, às vezes posso querer gritar um pouco de raiva. E eu me identifiquei mais com o Bruno, pois o livro mostra mais características sobre o Bruno ao invés dos outros personagens. E me passando pelo personagem percebi que mesmo acontecendo muitas mudanças na vida das pessoas as caraterísticas físicas e da personalidade nunca mudam no ocorrer dos eventos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Júlio! Muito boa sua descrição! Abraços e se cuide.

      Excluir
  9. Eu escolhi a personagem Nathalie, a avó de Bruno, pois ela é uma mulher criativa, que gosta das artes e de criar figurinos, assim como eu.
    Fisicamente não nos parecemos, pois ela é uma senhora de 62 anos e eu só tenho 12. Ela tinha traços consequentes do seu sangue irlandês e eu tenho traços tipicamente brasileiros.
    Emocionalmente ela era, assim como eu, carinhosa, corajosa e muito sábia (o que eu pretendo me tornar ao longo da vida).
    Aprendi com ela que não devemos nos calar e nem compactuar com coisas erradas. Destaco duas falas dela que me marcaram: "você fica aí no seu uniforme, como se isso o tornasse alguém especial. Nem se importa com o seu verdadeiro significado. O que ele representa." e "É só isso que interessa a vocês soldados, afinal. Ficar bonitos nos uniformes alinhados. Fantasiando-se para fazer as coisas terríveis, terríveis que vocês fazem. Eu me envergonho. Mas culpo a mim mesma, Ralf, não a você."

    ResponderExcluir
  10. Ana!!! Que maravilha de resposta! Excelente!!!! Parabéns não só pela descrição, mas pelas escolhas que você fez. Abraços e se cuide.

    ResponderExcluir
  11. No livro não há personagens que eu diria que tem uma personalidade parecida com a minha, mas com as situações do livro e a reação dos personagens, eu diria que o personagem que chega mais próximo de mim é Bruno, porque ele é curioso, não gosta de ficar no mesmo lugar por muito tempo e acha que todas as pessoas merecem respeito. Assim como ele eu tenho uma irmã que é bem chata, mas difetentente dele ela é mais nova que eu e eu não considero ela um caso perdido. Por esses motivos eu escolhi Bruno. Não há personagens no livro com traços físicos parecidos com os meus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo que eu esqueci de dizer, é que assim como Bruno, eu não gosto quando passam algum tipo de perfume em grandes quantidades perto de mim (Me da enjoo)

      Excluir
  12. Acho que me indentificar mais com Bruno, pois ele se importava muito com seus amigos, tanto os de sua antiga casa quanto a Shmuel, também ele era muito curioso, assim como eu, mas não somos muito fisicamente parecidos.
    Uma coisa que eu acho que somos bem diferentes é que ele não se interessou muito pelos estudos,mesmo tendo um ótimo professor. Também acho que ele era ingênuo demais pois não fazia ideia do que estava acontecendo, o que causou a sua morte.
    Aluno: Gustavo Farina Simioni
    Turma:604

    ResponderExcluir
  13. Me identifico com bruno pela sua solidariedade e pela fidelidade com seus amigos e também pela sua vontade de descobrir coisas novas,uma coisa que adoro fazer.Uma coisa que aconteceu com bruno e também comigo foi a sua mudança de escola e amigos,mas ainda mantenho contato com eles.Me colocando no lugar de Bruno eu aprendi que mesmo você mudando algo na sua vida, é importe você colocar a cabeça pra frente,continuar sendo quem você é e, mesmo estando triste,procure sempre algo ou alguém que te deixe feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professor o aluno que escreveu é o JOÂO GABRIEL MAGALHÂES TURMA 602

      Excluir
  14. Oi professor,
    Me identifiquei muito com o Bruno, principalmente por ele ser uma criança ingênua e curiosa com o que estava acontecendo, mas me identifiquei ainda mais com a sua avó por vários motivos. A começar pelo fato dela ser contra a escolha do filho, contra as maldades que eles faziam e contra a guerra. Mesmo ela não sendo ouvida, sempre deixava claro a sua opinião contrária a tudo aquilo que estava acontecendo.
    Outra coisa com a qual me identifiquei foi por ela sempre incentivar o lado lúdico da vida, que não leva sofrimento às pessoas e sim alegria através da arte. Talvez esse jeito dela, tenha influenciado Bruno a ter empatia com as pessoas.
    Pensando no que estamos vivendo e por ela ter vivido sua juventude no palco, me faz pensar do que mais sinto falta, que são minhas apresentações e de como me sinto feliz no palco.

    ResponderExcluir
  15. Olá professor,

      Um personagem que com certeza não me identifico, é o pai de Bruno. Não me identifico com ele pois suas atitudes são horríveis. Ele é um homem muito ruim e sempre mente para os seus filhos dizendo que é certo o que eles fazem. Ele praticamente defende o mal. Em relação as suas características também somos diferentes pois ele é um homem e eu sou uma mulher, e ele aparenta ter uns 40 a 50 anos e eu tenho 11 anos.

    Beatriz de Sousa Dias
    Turma 602

    ResponderExcluir

Despedida - por enquanto!

Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem!  Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...