sexta-feira, 28 de agosto de 2020

PROPOSTA DE TEXTO ESCRITO - DIÁRIO

Bom dia novamente, querid@s!

No capítulo 10, finalmente se dá o encontro entre Bruno e Shmuel. O menino judeu, que era um 'ponto', 'virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino', como diz o título.

Ambos parecem, num primeiro momento, não compreender muito bem tudo o que acontecia ali nem um ao outro. 

PROPOSTA: imagine que os meninos têm um diário no qual podem registrar suas impressões sobre as coisas do dia a dia. Escolha um deles - Bruno ou Shmuel -, coloque-se em seu lugar e produza uma página de diário contando a impressão de um sobre o outro no dia do encontro. O que teriam sentido? O que teriam imaginado? O que teriam pensado sobre o outro? Como essa experiência teria ficado em cada um?

Lembrem-se: 

- o diário é um gênero predominantemente narrativo: narramos o que vivemos, sentimos, pensamos em nosso cotidiano; entretanto, no diário também podem entrar descrições, opiniões;

- seu texto deve apresentar uma data fictícia, da época da história;

- escreva em uma folha de caderno, como se fosse uma página real de diário;

- se quiser, pode também fazer desenhos na página, colocar adesivos, imagens que tenham a ver com o que for narrado;

- seu texto deve ter entre 15 e 20 linhas, mais ou menos, em ser escrito em UMA página apenas;

- envie a foto da página para meu e-mail até dia 03.09, quinta-feira.


Depois, iremos discutir aqui as produções de cada um/a.


Grande abraço e se cuidem!

Com saudades, 💙💙💙

Prof. Tiago.


Páginas do Diário de Anne Frank censuradas por anos são reveladas -  Segredos do Mundo


Gênero textual: Página de diário - Texto e questões - Ensinar Hoje


The boy in the striped pajamas | Striped pyjamas, Boy in striped pyjamas,  Movie scenes




CARICATURAS DE SHMUEL - FÓRUM DE DISCUSSÃO

Querid@s!

Bom dia!

Como vocês estão? Espero que bem - vocês e suas famílias! Continuem se cuidando. Vamos superar este momento difícil juntos!

Recebi as caricaturas que vocês fizeram do Shmuel. Como combinamos, a ideia seria valorizar aquilo que o menino apresenta de positivo na imaginação de vocês, ao contrário do que o nazismo tentou fazer, exagerando o que considerava negativo nos judeus para depreciar sua imagem por meio de caricaturas preconceituosas e desumanizantes.

O que vocês produziram é um processo de retextualização, isto é, um processo em que transformamos uma linguagem em outra, um texto em outro, com outro formato, a fim de verificar a maneira como cada um/a lê algo. 

Gostaria de reforçar, porém, que esse tipo de atividade não tem por objetivo que vocês enviem desenhos perfeitos. Muito pelo contrário: o que interessa é compreender suas visões de mundo por meio das escolhas que fazem na hora de transformar o texto escrito em visual. Portanto, não precisam ficar com receio se têm dificuldade de desenhar ou não gostam. Além disso, como as atividades aqui não são obrigatórias, podem se expressar como e quando se sentirem confortáveis. Tudo bem? A ideia é que vocês se sintam felizes e vivam a literatura da melhor forma possível, sempre! 

As leituras de vocês, verificadas logo abaixo, revelam interessantes pontos de vista. Vamos ver e discutir? Comparem, relacionem, comentem aqui as imagens!



Ana Raíza



Beatriz - 602



Gabrielle - 606



João Gabriel



Júlio Cesar - 606



Manuela - 604



Maria Luísa - 606



Pietra - 606



Ricardo



Victória - 602



Wendel 

E aí, quem começa os comentários? 

Grande abraço e se cuidem!

Com afeto, 💙
Prof. Tiago




sexta-feira, 21 de agosto de 2020

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO VISUAL

Querid@s!

Estamos avançando muito em nosso processo de leitura e acredito que tod@s já tenham lido o livro inteiro. Por isso, a partir de hoje, vamos trabalhar com atividades que contemplem toda a história, ora focando em determinadas passagens, ora em outras.

Como já discutimos, o livro trata do processo do Holocausto, que dizimou milhões de pessoas na Alemanha sob a justificativa de que não correspondiam à 'raça ariana', isto é, não eram 'alemães puros'. Nesse sentido, as figuras de Bruno e Shmuel são muito importantes: o primeiro ocupando, sem saber, o lugar dos nazistas, o segundo, o dos judeus. Essa relação de amizade é um fio condutor que nos faz pensar na importância da empatia, da sensibilidade e do amor como formas de construir um mundo melhor, mais humano - no sentido profundo do termo.

Uma outra obra de arte que toca no mesmo tema, embora de modo diferente, é o filme Escritores da liberdade (2007). Ambientado nos EUA, o filme conta a história de uma professora de Inglês e Literatura que enfrenta o desafio de trabalhar com uma turma marcada pela desigualdade social, pelo racismo e pelo preconceito. Na cena a seguir, durante uma aula, um dos alunos faz uma caricatura racista de um colega negro. A professora vê o papel e leva a turma a refletir sobre o problema do racismo, comparando-o ao Holocausto. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=ZjbFcbsHMmY


Como você percebeu pela fala da professora, para justificar a 'inferioridade' dos judeus, os nazistas realizaram uma campanha de desumanização desse povo, publicando, em jornais, caricaturas preconceituosas, como estas abaixo:

Ver a imagem de origem


Ver a imagem de origem


PROPOSTA: a caricatura é um gênero textual que geralmente trabalha com a imagem de uma pessoa conhecida, exagerando o desenho de seus traços marcantes, a fim de provocar humor e/ou uma reflexão crítica. No Nazismo, esse gênero serviu para depreciar e desumanizar os judeus, como já discutimos. 

Sua tarefa é inverter essa lógica preconceituosa: produza um desenho de Shmuel, valorizando aquilo de positivo que ele apresenta na sua imaginação de leitor/a. Mande para o meu e-mail (tcavalcantes@gmail.com) até dia 28.08 (quinta). Será que esse personagem tão importante é igual para tod@s vocês? Vamos comparar e abrir um fórum de discussão!


Se puderem, assistam ao filme inteiro, Escritores da liberdade! Só fiquem atent@s à indicação: 12 anos!


Grande abraço e até semana que vem! 

Cuidem-se!

Co afeto,

Prof. Tiago

Despedida - por enquanto!

Queridos e queridas alunas, boa noite! Espero que estejam bem!  Perdão por voltar aqui somente agora, mas tive problemas de saúde na família...